Review: roteador ASUS RT-AC51U Wireless-AC750

6 min de leitura
Imagem de: Review: roteador ASUS RT-AC51U Wireless-AC750

ASUS é conhecida pelos produtos de hardware, principalmente por componentes voltados para gamers. No entanto, já faz um bom tempo que a marca oferece soluções para outros segmentos, incluindo roteadores para as mais diversas finalidades.

Nós já testamos algumas soluções de rede da fabricante e ficamos bastante satisfeitos com as propostas diferenciadas. Desta vez, a empresa nos enviou o modelo RT-AC51U Wireless-AC750 para uma análise detalhada.

O equipamento em questão vai além de um simples roteador WiFi, já que conta com recursos especiais como conexão com serviços da web e compatibilidade com modems 3G e 4g. Como o próprio nome sugere, o RT-AC51U Wireless-AC750 é compatível com o padrão 802.11ac e funciona em modo dual-band. Vamos conferir o produto de perto.

Especificações

Design moderno

Seguindo a tendência já implementada em outros produtos da série, a ASUS projetou o design deste roteador conforme alguns conceitos prévios que chamaram a atenção em diversos reviews. A aposta em retas marcantes garante um visual mais arrojado, fugindo do estilo arredondado de alguns dispositivos concorrentes.

A aposta na cor preta é evidente, uma vez que quase todos os aparelhos do segmento apostam na discrição. O estilo “black diamond” do RT-AC51U — com linhas nas diagonais que se cruzam em relevo — não recobre toda a superfície, mas ainda se faz presente, garantindo a identidade ímpar da fabricante.

Na parte superior, ainda podemos conferir os LEDs sobre a área black diamond, onde os componentes visuais brilham na cor azul quando em atividade. Aqui, ainda podemos conferir o logotipo da ASUS em uma faixa separada, a qual traz fundo com textura que imita aço escovado. A combinação transmite elegância e robustez.

A composição visual também se reflete nas laterais, com pequenas saídas de ar que garantem a refrigeração dos componentes internos. As antenas também compactuam com as retas do corpo do produto, algo pouco comum em aparelhos de outras marcas. A traseira do RT-AC51U não traz nada de excepcional, uma vez que é usada apenas para acomodar as conexões.

É importante frisar que este roteador fica muito bem instalado tanto sobre a mesa quanto na parede (ele vem com espaços na parte de baixo que garantem a fixação na vertical). Certamente, este ASUS é um modelo muito bonito para qualquer ambiente.

Facilidade de configuração

Nem todos os roteadores apresentam soluções simplificadas de instalação e configuração, mas este não é o caso do ASUS RT-AC51U. Seguindo as orientações do manual, nós apenas conectamos o produto em nosso switch e acessamos o IP padrão (192.168.1.1) para começar a configuração e utilização do dispositivo.

Na verdade, o RT-AC51U já vem configurado de fábrica, de modo que você só vai precisar regular alguns parâmetros de segurança (como a definição de senhas para as redes sem fio). A interface da ASUS não mudou muito nos últimos anos, então quem já é familiarizado com outros produtos não tem dificuldades.

Obviamente, a interface em português e com vários ícones também facilita o processo de configuração para quem acaba de comprar seu primeiro ASUS. A área de administração do roteador é autoexplicativa e basta navegar pelos menus para encontrar a opção desejada.

Compatível com redes móveis

Conforme já comentamos, o RT-AC51U se destaca ao trazer compatibilidade com modems e smartphones compatíveis com redes 3G e 4G, de modo que o aparelho pode distribuir o sinal para vários aparelhos (já que alguns produtos só permitem a conexão com um único dispositivo).

Este recurso é muito útil para casos em que a conexão cabeada está com problemas ou para quem mora em regiões sem rede de dados física, onde a dependência de redes móveis é mais comum.

É claro que este recurso não é uma exclusividade do produto da ASUS, mas a facilidade de configuração é um ponto a ser destacado. Para fazer tudo funcionar, basta acessar “Aplicativos USB”, depois “3G/4G” e seguir os procedimentos indicados.

Compartilhamento de arquivos

O ASUS AiCloud 2.0 é uma exclusividade dos produtos da fabricante que garante o acesso aos seus arquivos de qualquer lugar que tenha internet. Esta funcionalidade realiza a ligação da sua rede doméstica com serviços online, de modo que você pode acessar os dados do seu computador em casa usando o app ASUS AiCloud no seu smartphone ou tablet.

O ASUS RT-AC51U se mostra versátil com recursos para servidor de impressão, arquivos e multimídia

Vale salientar ainda que este recurso permite enviar arquivos com links dedicados. Uma opção interessante para fazer o compartilhamento simplificado de dados é manter um HD externo conectado na porta USB do roteador. O acesso pode ser feito, neste caso, através de qualquer navegador com a utilização do endereço IP da sua rede.

Outras funcionalidades interessantes do RT-AC51U são o media center (que serve para você compartilhar arquivos de áudio e vídeo na rede com aparelhos compatíveis) e o app Download Master, o qual serve para baixar arquivos diretamente em um dispositivo de armazenamento, sem que o usuário tenha de manter um computador ligado para esta tarefa.

Testes de desempenho

Testes com roteadores são complexos, uma vez que eles dependem da conexão com a internet para retransmitir os dados. Para conferir as capacidades de transmissão do ASUS RT-AC51U Wireless AC750, nós realizamos alguns testes práticos, visando avaliar tanto a potência do sinal quanto o gerenciamento do dispositivo na hora de transmissões sem fio.

A ideia é justamente averiguar este aspecto, uma vez que já é mais do que comprovado que roteadores desse segmento conseguem suprir as necessidades em conexões cabeadas. Além disso, muitos consumidores buscam justamente soluções mais eficientes com a transmissão de dados via wireless, então testes desse tipo são fundamentais.

Nós fizemos testes tanto com notebooks quanto com smartphones. Abaixo, informamos alguns resultados de nossas verificações:

  • Velocidade surpreendente (433 Mbps) para até 3 metros
  • Velocidade elevada (até 300 Mbps) para até 10 metros
  • Velocidade boa (um pouco abaixo de 100 Mbps) para distâncias de até 20 metros com três barreiras
  • Velocidade muito boa (próxima de 150 Mbps) para distâncias de até 20 metros sem barreiras
  • Conexão estável com até duas barreiras para distâncias de até 30 metros
  • Conexão funcional (mas com velocidade abaixo de 30 Mbps) com mais de cinco barreiras para distâncias de até 30 metros
  • Sinal de melhor potência para a frequência de 2,4 GHz, mas a transmissão de 5 GHz é mais do que razoável
  • Alta capacidade para distribuir sinal para múltiplos dispositivos (testes realizados com cinco aparelhos simultaneamente)
  • Execução de vídeos em alta definição (Netflix e YouTube) em vários produtos simultaneamente (cinco aparelhos usados)

Os testes com WiFi mostraram que o RT-AC51U tem sinal de longo alcance e boa velocidade para múltiplos dispositivos

É importante ressaltar que os resultados não foram idênticos em todos os produtos, de modo que notamos diferenças por conta das diferentes capacidades dos aparelhos. Além disso, a reprodução simultânea apresentou variações de acordo com o uso da rede (tivemos resultados diferentes em alguns horários) e a conexão de internet (usamos uma conexão de 100 mega).

Vale a pena?

Ficamos bastante satisfeitos com o ASUS RT-AC51U. O modelo em questão mantém várias das funcionalidades que já vimos em outros produtos da companhia, entregando uma grande diversidade de funcionalidades para o consumidor, que pode tornar seu dia mais prático ao explorar sua rede local mesmo estando longe.

Outra característica importante aqui é a alta capacidade de transmissão em redes WiFi. Com o uso de três antenas, sendo duas externas, o sinal wireless é potente e garante boa velocidade e estabilidade em todos os cantos da casa.

Todavia, uma limitação aqui é a questão das portas LAN, que funcionam somente a 100 Mbps, de modo que este roteador não é recomendado para gamers e usuários que vão transmitir grandes quantidades de dados constantemente. A porta USB do tipo 2.0 também é algo que limita o desempenho do produto, já que não  dá para transmistir arquivos em alta velocidade de um HD externo conectado.

Apesar dessas limitações, nossos testes com o produto foram impressionantes, considerando que realizamos uma análise mais para averiguar as capacidades de transmissão via WiFi. O RT-AC51U dá conta de gerenciar vários aparelhos simultaneamente e apresenta boa velocidade mesmo com algumas barreiras no caminho.

O ASUS RT-AC51U Wireless-AC750 ainda não tem data de lançamento nem preço para o mercado brasileiro. No momento, ele está disponível em lojas internacionais por US$ 60 (R$ 195). Este não deve ser o valor de venda aqui no Brasil, mas acreditamos que valores nessa faixa de preço são justos considerando as capacidades e tecnologias do produto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.