Quais são as diferenças entre cartões de memória?

Saiba um pouco mais sobre cada uma das terminações que definem cartões de memórias presentes em diversos aparelhos eletrônicos.
  • Visualizações42.522 visualizações
Por Douglas Ciriaco em 4 de Junho de 2009

Espaço é algo cada vez prezado no mundo eletrônico. Em computadores, celulares, câmeras digitais, videogames e diversos outros aparelhos necessitam de mais espaço para armazenamento.

É bastante comum também o uso de equipamentos auxiliares para a expansão de memória e o mais conhecido de todos é o cartão de memória, utilizado atualmente em praticamente todos os aparelhos citados anteriormente.

Contudo, este ainda é um tema bastante desconhecido, pois atualmente existem no mercado inúmeros modelos diferentes, muitas vezes disponíveis apenas para um tipo de aparelho o que acaba causando alguns problemas quando um novo eletrônico é adquirido. Para tentar esclarecer algumas destas dúvidas, publicamos agora um artigo tratando sobre as diferenças destes cartões de memória diferentes.

O que é um cartão de memória?

Quais são as diferenças entre cartões de memória?Falando um pouco mais tecnicamente, cartão de memória é um dispositivo de armazenamento baseado na tecnologia Flash, algo semelhante ao que ocorre com a memória RAM de seu computador.

A diferença é que o cartão de memória não perde seus dados ao acabar o fornecimento de energia (quando você desliga a câmera ou quando acaba a bateria), ao contrário do que ocorre com a memória RAM.

E quais os tipos de cartão existentes?

Existem ao todo seis grandes grupos diferentes de cartões de memória: CF, SM, MMC, MS, SD e XD. Alguns grupos possuem algumas outras versões o que significa que ao todo podem ser encontrados mais de 20 modelos diferentes deste equipamento. Falaremos agora um pouco sobre cada um desses seis grupos. Vamos lá?

CF – CompactFlash

Este foi o primeiro cartão a surgir no mercado em 1994 e é até hoje o modelo mais popular. Ele é utilizado principalmente em câmeras fotográficas digitais de diversas marcas e modelos e pode ser encontrado em diversas velocidades diferentes. Sua velocidade de transmissão funciona da seguinte maneira: um cartão CompactFlash 1x transfere dados a 150 KB/s o que significa que um CF 10x realizará a mesma tarefa a 10 x 150 KB/s, ou seja, 1,5 MB/s

CompactFlash

Seu consumo de energia em alto desempenho é de 65 mA (miliampéres) em 5 V (volts) ou 50 mA em 3,3 V e suas dimensões são as seguintes: Type 1 - 42,8 (L) x 3,3 mm (A) x 36,4 mm (C) / Type 2 - 42,8 (L) x 5,5 mm (A) x 36,4 mm (C) Este cartão pode ser encontrado em 8 capacidades diferentes: 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB, 2 GB, 4 GB, 8 GB e 100 GB (somente o Type 2). Ele é fabricado pela SanDisk e para maiores informações acesse o site da CF Association (clique para acessar).

SM – SmartMedia

Este cartão de memória cujo formato se assemelha a um disquete foi desenvolvido pela Toshiba em 1995 e seu nome original era Solid State Floppy Disk Card. Sua variação de capacidade é bastante inferior ao do CF: 2 MB, 4 MB, 8 MB, 16 MB, 32 MB, 64 MB e 128 MB. Sua taxa de transferência chega a 2 MB/s e ele se destaca por ser extremamente fino. Suas dimensões são as seguintes: 37 mm (L) x 0,7 mm (A) X 45 mm (C).

SmartMedia

Este padrão, que já não é mais utilizado, alcançou seu ápice no início dos anos 2000, quando duas grandes empresas fabricantes de câmeras digitais passaram a apoiar o formato. Contudo, a limitação quanto à sua capacidade (a máxima alcançava somente 128 MB ) foi um dos principais motivos de sua derrocada. O golpe final veio quando as empresas que apoiavam o formato – Fujifilm e Olympus – passaram a utilizar o xD.

xD – Extreme Digital

Outro formato originalmente desenvolvido pela Toshiba, o xD passou a ser produzido pela Fujifilm e pela Olympus a partir de 2002. Ele veio para substituir o SM, pois é menor e possui uma capacidade várias vezes maior. Sua versão original possui seis variações de capacidade: 32 MB, 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB e 1 GB. A capacidade das outras duas versões, Tipo H e Tipo M, podem chegar a 8 GB.

xD-Picture Card

A velocidade de transferência chega a 5 MB/s e suas dimensões são as seguintes: 20 mm (L) x 1,7 mm (A) x 25 mm (C). Apesar de suas vantagens, seu uso se restringe muito a câmeras digitais, o que faz com que venha perdendo força no mercado para outros formatos. Para mais informações acesse a seção xD Media do site da Olympus (clique para acessar).

MMC – MultiMediaCard

Lançado originalmente em 1997 é usado por diversas empresas da área da tecnologia, como HP, Samsumg e Nokia. Ele é fabricado pela SanDisk e pela Siemens e outros três modelos além do MMC original: o RS-MMC, MMC+ e o MMCmicro.

Quais são as diferenças entre cartões de memória?

Este tipo de cartão, usado inicialmente para celulares e pagers, só passou a ganhar mais força através do uso em câmeras digitais, porém, sua representação no mercado atual é mínima. Suas dimensões são as seguintes: 24 mm (L) x 1,4 mm (A) x 32 (C). Sua capacidade de armazenamento chega a 4 GB (versão MMC+) e a taxa de transferência é de 2,5 MB/s. Maiores informações no site da MMC Association (clique para acessar).

MS – Memory Stick

Estes modelos de cartão foram criados e são utilizados em produtos da Sony. Alguns modelos da Konica Minolta e da Samsung também suportam este equipamento.

Sua fabricação fica por conta da própria Sony e também da SanDisk. Ao todo, são cinco modelos MS existentes no mercado: Standart, Pro, Duo, Pro Duo e Micro.

Quais são as diferenças entre cartões de memória?

O tamanho é um dos diferenciais dentre as versões: as versões Standart e Pro possuem as mesmas dimensões – 21,4 mm (L) x 2,8 mm (A) x 50 mm.  As versões Duo são menores em relação às anteriores, porém iguais entre si: 20 mm (L) x 1,6 mm (A) x 31 (C). A versão Micro possui 25% do tamanho da Duo, é suportada por telefones celulares e pode ser usada como MS Duo em outros dispositivos através de um adaptador. Assim como as versões Duo, que com adaptador podem ser “transformadas” em Standart e Pro.

Quais são as diferenças entre cartões de memória?

Outro fator que difere as versões são suas capacidades: MS Standart e Duo têm capacidade de até 128 MB, MS Pro armazena até 4 GB e Pro Duo até 16 GB. Maiores informações, acesse a página oficial do produto (clique para acessar).

SD – Secure Digital

A mais famosa marca de cartões de memória foi lançada originalmente em 1999, pela Panasonic, SanDisk e Toshiba e ao longo dos anos ganhou mais algumas versões: miniSD, micro SD, SDHC, miniSDHC e microSDHC. Como sempre acontece com estes equipamentos, a diferença básica das versões é seu tamanho e sua capacidade.

SD e SDHC

Os formatos SD e SDHC, possuem o mesmo tamanho – 24 mm (L)  x 2,1 mm (A) x 32 mm (C) – e mesma capacidade – máximo de 32 GB. Sua diferença fica na taxa de transferência maior presente no último. Cartões miniSD e miniSDHC possuem o mesmo tamanho - 20 mm (L) x 1.4 mm (A) x 21.5 mm (C), mas se diferenciam na capacidade máxima: 2 GB o primeiro e 8 GB o último. Além disso, a velocidade de transferência é maior no último.

miniSD/miniSDHC e microSD/microSDHC

O microSD e  o microSDHC também possuem o mesmo tamanho: 15 mm (L) x 1 mm (A) x 11 mm (C). Suas capacidades também são iguais, 16 GB, e a diferença fica pela velocidade de transferência maior no último. Para maiores informações acesse o site da SD Association (clique para acessar).

COMPARATIVO

Quais são as diferenças entre cartões de memória?

Padrão Universal

Apesar de toda a praticidade de um cartão de memória, afinal você tem em suas mãos um expansor de memória minúsculo e normalmente com grande capacidade, um ponto deve ser ressaltado. Diferentemente de outros equipamentos, os cartões de memória ainda não possuem um formato universal.

Isso causa um contratempo pelo qual muitos de vocês, caros leitores, já devem ter passado. O que acontece é o seguinte: ao adquirir uma câmera digital de uma determinada marca, você compra também o cartão de memória compatível.

Quais são as diferenças entre cartões de memória?Depois de algum tempo você resolve trocar de câmera e então o cartão antigo não é suportado pelo novo aparelho, pois é de uma marca diferente.

Ou então você possui uma câmera digital, uma filmadora digital e um videogame portátil que utiliza cartão de memória para armazenar dados. É muito provável que será necessário um cartão de memória diferente para cada aparelho, pois dependendo de suas marcas, cada aparelho terá suporte a um modelo de cartão diferente.

Um bom exemplo de formato universal é o USB, padrão utilizado por celulares, videogames, câmeras, reprodutores de mídia portáteis, pen drives, filmadoras e diversos outros eletrônicos. Seu computador possui portas de entrada USB e elas são iguais. Qualquer aparelho que utilize este formato terá o plug de saída igual, o que facilita sobremaneira a vida dos usuários.

UFS: O padrão universal para cartões de memória

De uns anos para cá, contudo, a indústria de cartões de memória parece estar caminhando nesta direção. O órgão para padronização de engenharia e semicondutores dos Estados Unidos, JEDEC (Conselho Conjunto para Engenharia de Dispositivos de Elétrons), propôs a criação do UFS (Universal Flash Storage ou, em português, Armazenamento Universal em Flash), um padrão universal para cartões de memória. Esta ideia é apoiada por gigantes da indústria eletrônica como Samsung, Nokia e Sony Ericsson e deve estar finalizada em 2009.

Quais são as diferenças entre cartões de memória?

Mais uma vez nós do Baixaki elaboramos um levantamento com informações pertinentes a um item cada vez mais corriqueiro na vida de nossos usuários/leitores. Esperamos ter esclarecido algumas de suas dúvidas. Agora é a sua vez! Deixem seus comentário, suas dúvidas, suas críticas e/ou suas sugestões a respeito deste assunto.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!