Anatel quer remanejar faixa de frequência de aeroportos para implantação do 4G

Frequência dos 450-470 MHz deve ser utilizada para PNBL.
  • Visualizações343 visualizações
Por Leonardo Müller em 25 de Janeiro de 2013

Anatel quer remanejar faixa de frequência de aeroportos para implantação do 4GFrequência para SLP nos aeroportos deve mudar. (Fonte da imagem: Reprodução/Diário da Rússia)

A Agência Nacional de Telecomunicações enviou para consulta pública uma proposta que pode remanejar a faixa de radiofrequência utilizada em aeroportos para a implantação da internet móvel 4G. Assim, a faixa destinada ao Comando da Aeronáutica/SLP (450-470 MHz) seria usada pelas operadoras de telefonia com a tecnologia 4G a fim de cumprir os objetivos do Plano Nacional de Banda Larga sem fio.

Para isso funcionar, a Anatel precisaria encontrar outra parte livre do espectro eletromagnético para que os trabalhos de pátio nos aeroportos do país pudessem operar normalmente.

De acordo com a agência, a utilização da faixa entre 450-470 MHz de forma digitalizada seria muito mais eficiente. Além disso, a ideia inicial é de que pelo menos as cidades-sede da Copa do Mundo FIFA já possam dispor da faixa para a banda larga móvel 4G até 2014.

Fonte: Anatel



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!