Startup coloca 5 mil caminhões autônomos nas estradas da China

1 min de leitura
Imagem de: Startup coloca 5 mil caminhões autônomos nas estradas da China
Imagem: TuSimple

O mercado de caminhões autônomos ganha cada vez mais concorrentes vindos de várias partes do mundo. Além de projetos de Uber e Tesla, outras empresas também estão no páreo, como a TuSimple, que já colocou 5 mil caminhões elétricos e autônomos nas estradas da China.

A TuSimple é uma startup de origem chinesa que também está expandindo suas atividades para os Estados Unidos. Para 2021, ela planeja demonstrar operações de autonomia completa em algumas rotas interestaduais selecionadas, com centros de operações da companhia servindo de ponto de partida e chegada.

Já o planejamento mais ambicioso é estar presente em 48 estados norte-americanos, em ambas as costas, para criar uma "rodovia digital" de entregas automáticas. Na China, 5 mil modelos foram autorizados a circular no país após baterias de teste que não registraram acidentes graves. Ela ainda pretende fazer a oferta pública de ações (IPO) neste ano.

Um dos destaques do desenvolvimento da marca está nas parcerias: ela já realizou diversos testes junto com o serviço postal dos Estados Unidos, além de trabalhar em transportes privados entre as regiões de Arizona e Texas.

Para se diferenciar as concorrentes, a montadora cria os caminhões do zero com base em tecnologias próprias para veículos autônomos, em vez de apenas adaptar modelos que antes rodavam com motoristas.

Os sensores de radar e LiDAR sãoa companhados de diversas câmeras de alta definição com uma capacidade de enxergar objetos a 1 km de distância — número maior do que veículos autônomos tradicionais, já que a resposta de caminhões tende a ser mais lenta devido ao tamanho do veículo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.