Caminhão autônomo da Uber completa primeira entrega comercial

1 min de leitura
Imagem de: Caminhão autônomo da Uber completa primeira entrega comercial

Fazem poucos meses que a Uber comprou a Otto, uma startup que desenvolve sistemas de direção autônoma para caminhões, e o negócio parece já estar trazendo resultados para a empresa de transporte; na quinta-feira (20), um caminhão carregado com 50 mil latinhas de cerveja Budweiser completou a primeira entrega comercial feita por um veículo autônomo.

O trajeto foi feito entre as cidades de Loveland e Colorado Springs, no estado americano do Colorado. A direção autônoma ainda não funciona dentro das cidades, então o veículo contava com um motorista humano para pegar a direção nesses momentos, mas a maior parte dos 190 km de estrada foi percorrida sem nenhuma intervenção dele.

Foi a própria Anheuser-Busch, cervejaria da Budweiser, que entrou em contato com a Otto pouco depois da empresa ser criada e nada parece ter mudado na relação entre as duas empresas após a compra pela Uber. Em entrevista ao The Verge, Lion Ron, co-fundador da Otto, disse que a empresa é bem independente da Uber, que praticamente não se envolveu na logística do caminhão autônomo.

O caminhão usado na empreitada foi um Volvo equipado com câmeras e sensores. Assim como a Uber vem fazendo em seus testes com carros autônomos, os caminhões não são fabricados pela empresa, ela apenas equipa veículos já existentes com a tecnologia necessária para que eles dirijam sozinhos.

Por enquanto, um motorista ainda precisa estar alerta para pegar a direção caso qualquer problema surja, mas o objetivo da empresa a longo prazo é eliminar completamente a necessidade de um caminhoneiro durante o transporte da carga.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.