Como usar o YouTube

  • Visualizações13.693 visualizações
Por Fabio Jordão em 14 de Outubro de 2008

O maior portal de vídeos da internet surgiu em 2005 através da idéia de alguns gênios da empresa PayPal. Atualmente o site é de propriedade da gigante Google e recebe constantes implementações para atender às expectativas do público e das diversas empresas que possuem parceria com o portal.

Com tanta grandeza e recursos, muitos usuários ficam em dúvida como proceder para executar algumas tarefas no site. Devido a isto, o Baixaki desenvolveu este guia de uso para você aprender tudo que o YouTube lhe oferece e como utilizar.

Buscas

A busca do YouTube é muito eficiente, e o motivo é óbvio: a Google aprimorou emuito ela. O campo principal no YouTube é o da busca, e possibilita o usuário a buscar por vídeos ou canais —  basta escolher na caixa de seleção pelo que você está procurando.

Busca por canais

Canais? Sim, o YouTube tenta se aproximar o máximo possível do sistema televisivo comum, e por isso ele tem parceria com diversas empresas, grupos, bandas e muitos outros, para que eles coloquem o conteúdo oficial, com alta qualidade e para que o usuário sempre possa encontrar o conteúdo relacionado com maior facilidade. Por exemplo, se você quer ver algum conteúdo da Warner Bros, tente procurar pelo canal Warner Bros.

Busca avançada

Avançado

Note que ao lado do campo de busca há o dizer “avançado” (clique no dizer para visualizar o campo as opções extras para a busca). A busca avançada permite colocar filtros, de modo que você encontra com maior facilidade o que você procura. Você pode escolher se deseja obter sugestões, retirar da procura vídeos impróprios para menores, filtrar a pesquisa de acordo com o tamanho do vídeo, escolher vídeos de um idioma específico e muito mais. Como agora o portal possui tradução em português, a busca avançada dispensa uma explicação detalhada.

Entendendo o player do YouTube

Entendendo o player

O YouTube mudou um pouco o visual do seu player neste último ano. Entretanto os botões continuam os mesmos e utilizar o reprodutor de vídeos é muito simples, veja no infográfico ao lado:

1) Campo que exibe o título do vídeo.

2) Botão para reproduzir ou pausar a mídia em execução.

3) Barra que exibe o progresso do vídeo, a qual também permite pular para partes específicas.

4) Pressione este botão para regular o nível de volume.

5) Clique neste botão para exibir o vídeo em tela cheia.

6) Caso o vídeo possua legendas ou anotações, você pode visualizá-las através deste botão.

Propriedades do vídeo

Com certeza você já notou que o YouTube traz uma pequena descrição de cada vídeo.Tal descrição fica localizada à direita do vídeo, a qual fica junto com as demais informações do vídeo. Neste campo você consegue saber qual usuário enviou o vídeo, qual o endereço único dele, as Propriedades do vídeopalavras-chave e um botão para você se inscrever no canal do usuário e receber avisos quando houver atualizações. Saiba o que cada campo representa:

1) Exibe o nome do usuário que enviou o vídeo e a data em que a mídia foi adicionada ao portal.

2) O botão “Inscrever-se” é útil para quem deseja receber atualizações do canal proprietário do vídeo.

3) Este campo é destinado a exibir a pequena descrição do vídeo, a categoria a qual ele pertence e as palavras-chave.

4) URL é o endereço único do vídeo e pode ser utilizado quando você deseja enviar o endereço para outro usuário visualizar.

O YouTube no seu site

Muitos sites e usuários que possuem blogs têm utilizado os vídeos preferidos do YouTube diretamente em seus sites. Fazer isso é muito simples, ainda mais que o YouTube lhe dá uma mãozinha. Acompanhe abaixo como copiar o código e personalizar o vídeo em sua página.

Copiando o código do vídeo

1) O código fornecido neste campo é justamente o código que você deverá copiar e colar no código HTML do seu site. Note que tal código só deve ser copiado após você ter personalizado as opções do vídeo.

2) Se você deseja que junto ao vídeo hajam atalhos para que o usuário visualize os vídeos relacionados, clique no campo “Incluir vídeos relacionados”, caso contrário marque a bolinha de baixo.

3) Para inserir o player do YouTube com cores mais chamativas você deve secionar uma das cores disponíveis neste campo. Se preferir que o player possua contorno, basta marcar a caixa “Mostrar contorno”.

Inscreva-se

Os interessados em postar vídeos ou criar seu próprio canal devem saber que não há como efetuar essas atividades sem possuir uma conta. Além disso, a conta de usuário é o único modo de poder comentar, avaliar, responder, salvar favoritos, e muito mais. Portanto, aprenda como criar sua conta seguindo os passos abaixo:

Inscreva-se

1) Na página inicial do YouTube clique em “Inscreva-se” (no topo da página).

Preencha o formulário

2) Um formulário é aberto para você preencher. Insira seu email e crie uma senha, confirmando a senha no campo indicado. O YouTube possui um sistema que indica se sua senha tem uma boa resistência, por isso procure criar uma senha com a resistência forte.

3) Escolha um nome de usuário. Este nome de usuário deve ser único, portanto clique em “Verificar disponibilidade” para saber se outra pessoa já não está utilizando o nome.

Criar minha conta

4) Selecione o seu país, a data de nascimento e marque a opção correspondente ao seu sexo.

5) Digite o código que você está visualizando na imagem. Caso não consiga identificar o código clique em “Nova Imagem”.

6) Marque a caixa de seleção após ler os Termos de Uso e a Política de Privacidade.

7) Pressione o botão “Criar minha conta”.

Enviando seu vídeo

Depois de se cadastrar, você deve efetuar o login no portal, para então poder enviar seus vídeos. Para enviar os vídeos é muito simples: clique no botão “Enviar” da página principal ou de qualquer outra página para fazer o upload de seus vídeos. Siga as instruções abaixo para enviar seu vídeo:

Enviar

1) Clique no botão “Enviar”.

Dados do vídeo

2) Escolha o nome do seu vídeo e digite uma pequena descrição sobre o vídeo.

3) Determine a categoria mais adequada para seu vídeo.

4) Digite palavras-chave que tenham relação com seu vídeo, separando-as por espaços.

5) Pressione o botão “Enviar um vídeo” para encerrar a primeira etapa.

Enviar vídeo

6) Clique em “Procurar...” para selecionar o vídeo que você quer enviar para o portal.

7) Pressione “Enviar vídeo” e aguarde até que o YouTube informe que o vídeo foi enviado.

Personalizando seu canal

Qualquer usuário que crie uma conta automaticamente ganha um canal para organizar seus vídeos preferidos ou os vídeos que tenha enviado. Gerenciar o seu canal é bem fácil, veja abaixo como proceder.

Clique no nome do seu usuário

Repare que após efetuar login no YouTube, o menu superior do site contém um link com seu nome e uma televisão ao lado. É justamente neste link que você deve clicar para acessar seu canal e verificar os vídeos que você enviou ao portal. Uma janela muito semelhante a que está abaixo deve aparecer em seu navegador.

Página do usuário

Para editar seu canal, clique em “Editar canal” (botão localizado logo na primeira seção desta página).

Editar canal

Edite as informações de cada aba

Algumas abas são mostradas. A aba “Informações do canal” é útil para que você modifique o título do canal, adicione uma descrição, insira palavras-chave relacionadas ao canal, escolha o tipo e altere opções relativas aos comentários.

“Projeto do canal” é a aba mais interessante, pois é nela que você poderá definir o visual do seu canal. Algo muito eficiente nesta aba foi a pré-visualização que o portal aderiu ao lado direito, sendo assim, todas as modificações que você fizer aparecerão instantaneamente de modo que você possa conferir o resultado.

As primeiras alterações que você pode efetuar nesta aba, são relativas às cores de fundo, o vídeo em destaque e as caixas que o visitante visualizará. Logo abaixo você seleciona quais caixas deseja exibir, as cores das bordas, das fontes e do segundo plano. Depois de personalizar o visual, você deve clicar em “Atualizar canal” para salvar as alterações.

Editando o visual

Ao clicar no dizer “Organizar vídeos” você pode alterar a disposição dos vídeos que você enviou ao portal. Salienta-se que você só pode colocar nove vídeos em destaque, portanto, se você é um usuário que envia muitos vídeos, terá de selecionar os melhores. Pressione o botão “Atualizar canal” para tornar as alterações efetivas.

A aba “Perfil pessoal” é útil para inserir dados sobre você. Primeiramente o portal irá solicitar uma imagem, e caso você resolva não enviar nenhuma, a imagem que ele utilizará será a figura de prévia do seu último vídeo enviado. Após o envio da imagem, você tem a opção de inserir dados como: seu nome, endereço do seu site, idade, e muito mais. Lembre novamente de clicar em “Atualizar canal” para que os dados sejam aceitos.

Dados do local

Por último, tem-se a aba “Informações do local”, a qual é responsável por armazenar dados sobre seu endereço físico. Evidentemente, você não é obrigado a inserir sua cidade real, sendo que você pode até mesmo criar uma cidade fictícia. Caso você tenha alterado algum dado, lembre-se de pressionar o botão “Atualizar local”.

Abaixo você confere um exemplo de um vídeo extraído do YouTube e inserido em nossa página. Note que com a adição de contorno o player fica muito mais bonito, e se o seu site tiver cores semelhantes tenha certeza que tudo combinará perfeito!

 

 

 

 

O YouTube ainda tem mais interações, mas são atividades irrelevantes para o uso diário. Caso você deseje saber mais, o Baixaki vai ensiná-lo aos poucos como utilizar mais recursos do site, basta aguardar.

Dicas de programas

Agora que você já sabe bastante sobre o YouTube, talvez seja útil algumas dicas de programas para interagir com o portal. Para salvar vídeos do portal você pode utilizar o VDownloader — o qual é o programa mais utilizado para esta função e que de quebra converte os vídeos para os principais formatos.

Se você é um usuário do Mozilla Firefox pode se interessar pelo Video Download Helper (uma pequena extensão que permite salvar qualquer vídeo que esteja rolando na tela, incluindo os vídeos do YouTube).

Há também programas úteis para quem cria vídeos, boas opções podem ser o iSpring (aplicativo capaz de converter slides do PowerPoint em arquivos Flash) e o PhotoStage Slideshow Creator — um programinha pequeno que promete criar vídeos a partir de suas fotos. E claro, aos felizes proprietários do Windows XP, vale frisar que a utilização do Windows Movie Maker é ideal para a tarefa de criação e edição básica.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!