Aprenda a usar o Lingoes

Algumas dicas de uso de um dos melhores tradutores do mercado.
  • Visualizações9.962 visualizações
Por Equipe Baixaki em 9 de Janeiro de 2008

Lingoes é um dicionário e tradutor de termos poderoso. Aqui seguem algumas dicas para você personalizar e deixar este programa fabuloso com a cara que você precisa:

Baixando dicionários novos

O primeiro passo para se ter acesso a vários idiomas para tradução é baixar e instalar dicionários, que servem como complementos para o Lingoes.

Opção 1: baixando pelo site do desenvolvedor

A primeira opção para você baixar os dicionários nos idiomas que tenha interesse é, logo na tela principal de Lingoes utilizar os links disponíveis. Para isto, clique em uma das opções de dicionários assinaladas na figura abaixo:

Você pode escolher os links que contêm:

  • English-German Dictionary: dicionário de traduções do inglês para alemão.
  • English-French Dictionary: dicionário de traduções do inglês para francês.
  • English-Spanish Dictionary: dicionário de traduções do inglês para espanhol.
  • English-Russian Dictionary: dicionário de traduções do inglês para russo.
  • English-Japanese Dictionary: dicionário de traduções do inglês para japonês.
  • English-Dutch Dictionary: dicionário de traduções do inglês para holandês.
  • English-Italian Dictionary: dicionário de traduções do inglês para italiano.
  • English-Portuguese Dictionary: dicionário de traduções do inglês para português.
  • English-Polish Gold: dicionário de traduções do inglês para polonês.
  • English-Turkish Dictionary: dicionário de traduções do inglês para turco.
  • English-Arabic Dictionary: dicionário de traduções do inglês para árabe.
  • Quick English-Chinese(T) Dictionary: dicionário de traduções do inglês para chinês.
  • Free English-Vietnamese Dictionary: dicionário de traduções do inglês para o idioma vietnamita.

Fazendo isto, uma janela com a página do desenvolvedor do programa é aberta e você deve clicar em uma das opções “From mirror” para baixar e depois instalar o tradutor específico para o português.

Opção 2: Download do dicionário em português pelo site do Baixaki

Outra forma muito mais simples é clicar neste link e fazer o download do dicionário somente para o português diretamente pelo site do Baixaki. Desta forma, você deve proceder da maneira que já está acostumado: clicar na opção “Clique para baixar’” e em seguida instalar o programa.

Iniciando suas pesquisas

Com todos os dicionários já incluídos, você pode abrir o programa e aproveitar todos os recursos por ele oferecidos. Já na tela inicial do programa notam-se duas barras de pesquisa:

O número 1 é a primeira e maior para a localização de termos no Lingoes, na qual você digita o termo em inglês que deseja descobrir o significado e tradução. Automaticamente, o dicionário de termos se abre e você pode verificar os sinônimos para esta palavra ainda em inglês. Agora para traduzir tudo, clique na alça da barra de pesquisa indicada na imagem abaixo.

Escolha a opção “Vicon English-Portuguese Dictionary” para fazer a tradução do termo para o português, por exemplo. Esta lista de dicionário está disponível somente quando o usuário faz o download dos demais dicionários, conforme visto anteriormente.

Retornando a imagem com as barras de pesquisa, o número 2 refere-se a segunda e menor barra para a realização de pesquisas na internet em sites como Google, Yahoo, Live Search, Dictionary.com, Wikipedia entre outros. Clique na alça e verifique a lista de sites disponíveis para pesquisa.

Traduzindo trechos completos

Para traduzir um bloco de texto em inglês para o português, você deve clicar no botão “Translation”, na Barra de Ferramentas do programa. Um painel para a digitação do texto é aberto. Em seguida, escolha um idioma para a tradução.

Clique no botão “Translate” e visualize, logo abaixo, a tradução deste bloco de texto.

Aprendendo a pronunciar palavras

Além de ler o significado das palavras, você pode usar um recurso som para ouvir a pronúncia do termo que esteja pesquisando. Para isto, clique no botão “Speak the selected text”. Automaticamente, a expressão em voz alta deste termo é lançada em seu PC.

Adicione sites novos para fazer as suas pesquisas no Lingoes

Você pode personalizar a lista com estes sites para pesquisa. O procedimento a ser seguido é o seguinte:

1. Abra a pasta de Arquivos de Programas instalados em seu computador (C:\Arquivos de programas). Para localizar abra a opção Meu computador, clique em Disco Local (C:) e em seguida abra a pasta Arquivos de Programas.
2. Clique e abra a pasta “Lingoes”, referente ao programa.
3. Você vai encontrar somente uma pasta chama Translator2. Clique e abra ela. Você vai visualizar os arquivos referentes ao Lingoes.
4. Abra o arquivo TXT chamado “webengine”, destacado na imagem abaixo.

5. Você vai encontrar um arquivo de texto com os links para os sites de pesquisa.
6. Para inserir um endereço novo é importante colocar a “string” exata de busca, precedida de [$key], um código referente ao termo a ser pesquisado.

Exemplo de inclusão de um site

A equipe do Baixaki sugere a os usuários a inclusão de um serviço on-line condizente com o Lingoes, o HowJSay. Este é um sistema no qual o usuário digita uma palavra em inglês e obtém rapidamente a pronuncia correta e com qualidade desta palavra.

Para inserir o HowJSay você deve abrir o arquivo TXT “webengines”.

Escolha uma linha qualquer e em seguida digite o endereço exatamente deste modo: "HowJSay", "http://www.howjsay.com/index.php?word=[$key]"

Você deve especificar as aspas sempre que incluir um site novo. Note que o endereço de busca ou “string” é o específico da página. Isto é necessário, visto que ao digitar uma palavra no Lingoes o sistema de busca lhe remete para a página específica.

Personalize o Lingoes, incluindo estes sites específicos e desfrute de todas as maravilhas e rapidez que este programa de tradução e dicionário pode lhe oferecer.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!