Desktop personalizado: Natal

8 min de leitura
Imagem de: Desktop personalizado: Natal

Montar a árvore, tirar as bolinhas, estrelas e Papais Noéis das caixas e espalhar as luzes pela casa são tarefas que a família inteira pode participar sem o menor problema. As tradições de Natal podem variar conforme a região em que a pessoa mora e até mesmo como as famílias costumam se comportar nessa época do ano. Há gente que prefere usar poucos detalhes e transformar a decoração de final de ano em algo mais discreto. Também existem aquelas famílias que gostam de decorar a casa para valer. São anos e anos de enfeites e luzes que retomam seus postos a cada Natal.

Decore seu desktop para o Natal!Porém, existe um componente que aos poucos foi tomando destaque nas casas de todo o mundo e que há pelo menos quinze anos não era tão valorizado e popular como é hoje. Estamos falando dos computadores. As máquinas “pensantes” ainda não são difundidas como as televisões, mas já ocupam uma boa quantidade de lares pelo Brasil afora. E como integrante da casa – e por que não da família – o computador tem todo o direito de estar pronto para a chegada do dia 25 de dezembro.

Dessa forma, é importante lembrar que o Natal não se resume apenas à troca de presentes e até mesmo uma desculpa para tentar compensar a atenção e o carinho com nossos pais, amigos e familiares para quem muitas vezes não tivemos tempo durante o ano. Por isso, é bom lembrar que o Natal deveria funcionar como um dia para que essas relações fossem intensificadas e não só praticadas na madrugada do dia 24 de dezembro. Então, para procurar lembrar esse significado tão importante, por que não personalizar o seu desktop?

Arrumando a festa

Os Papais Noéis e luzes podem ajudar a resgatar a mensagem de carinho que o Natal traz consigo e que deveria estar presente todos os dias. Se você já começou a planejar a ceia e a decoração, já está na hora de incluir seu computador nessas tarefas. Uma boa sugestão para começarmos é a mais simples de todas: o plano de fundo, ou wallpaper.

Selecionamos algumas opções que podem ajudar a transformar o computador em algo muito mais natalino do que um mero floco de neve. Veja as alternativas abaixo e clique sobre as imagens para abri-las em tamanho maior. Depois, clique com o botão direito sobre a escolhida e em “Definir como papel de parede”.

Clique aqui para acessar o original!Clique aqui para acessar o original!

Depois de adicionar um plano de fundo diferente ao seu desktop, é hora de fazer algumas mudanças importantes na barra do Menu Iniciar. Se você tiver Windows Vista no computador, uma boa alternativa é clicar com o botão direito em qualquer lugar da Área de Trabalho e clicar em “Personalizar”. Depois, clique em “Personalizar Aparência”. Um menu de cores deve aparecer na sua tela. Clique sobre o quadrado vermelho para escolher a que quiser.

Personalize seu desktop!

Já se você utiliza o Windows XP, recomendamos o tema Holiday Desktop: Christmas Time. Ele já vem com uma Área de Trabalho totalmente customizada em tons de azul e branco, com alguns bons detalhes em vermelho como ponteiros, barras e, claro, os bons e velhos Papais Noéis. Para instalá-lo, é importante ficar atento aos detalhes como o Stardock MyColors.

Personalize o Windows XP!

Desempacotando os enfeites

É fácil personalizar seu desktop com temas natalinos. Basta pensar nele como se fosse uma árvore de natal. Agora, chegou a hora de pendurar os enfeites, portanto, prepare as bolinhas, sinos e estrelas: é hora do show. Para isso, encontramos alguns pacotes de ícones que podem fazer a alegria no Natal. São coleções que podem ser facilmente misturadas de acordo com sua vontade. Por isso, dê uma olhada em Merry Christmas Icons, VistaICO Christmas, Christmas XP Icon Pack ou então Santa Icons.

No desktop que montamos para este artigo, os pacotes utilizados foram Merry Christmas Icons, VistaICO Christmas e Santa Icons.

“Botei meu sapatinho, na janela do quintal...”

“...Papai Noel deixou meu presente de Natal...”. Quem não se lembra da música? Cantorias à parte, chegamos na hora de decorar as janelas do navegador. Como o mais versátil deles continua sendo o Mozilla Firefox, encontramos duas opções que podem alegrar muito as cantorias e trazer aquela lembrança da ceia de Natal. O tema Christmas Boom é uma boa alternativa para quem gosta de cores claras e uma boa distinção de elementos. Porém, se você prefere os tons encarnados, o Persona possui uma boa opção chamada “Snow Flakes on a Red Sky”.

Para instalar este segundo tema você precisa, primeiro, ter o complemento Persona previamente instalado no seu computador. Depois, basta clicar no ícone da raposinha no canto inferior esquerdo do seu Firefox e pousar o mouse sobre a opção “Santa Style” ou então “Snow Flakes on a Red Sky”.

Personalize seu navegador!

Ainda falando sobre janelas, o Windows vai ficar muito mais natalino com o tema para o MSN Plus! chamado Noël Live. Entretanto, você vai precisar instalar o complemento no seu Windows Live Messenger 2009. Quanto a isso não há problema, afinal o Baixaki providencia este download para você – clique aqui. Depois de instalar, clique no símbolo da borboleta no painel principal do seu Live Messenger. Em seguida, vá até a opção “Máscaras do Messenger” e clique em “Procurar Novas Máscaras”.

Use o MSN Plus para personalizar seu desktop!

Isso faz com que você seja redirecionado para a central de personalização do Messenger Plus!. Uma vez ali, clique em “Others” e desça a tela até encontrar o título “Noël Live 2009” e clique sobre ele. Mas, se preferir, você pode pular todas essas etapas e clicar aqui para baixar.

Personalize o Windows Live Messenger!

O resultado é uma revolução total na interface do seu Windows Live Messenger 2009. Em vez dos tradicionais tons de azul e verde, o vermelho toma toda a tela e o Papai Noel fica bastante evidente neste tema. Contudo, a leitura fica um tanto prejudicada na janela de contatos. O Noël Live 2009 transforma seu mensageiro de forma radical: altera ícones, caixas de mensagem (plaquinhas que sobem quando alguém está online) e ainda o ícone que fica na sua barra de tarefas ao lado do relógio.

Ainda é possível personalizar o elemento de personalização. “Hãn? Como assim?” É simples. O tema Noël Live 2009 permite que você faça suas próprias personalizações dentro do esquema de imagens e cores de que ele possui. Para isso, clique na borboleta e vá até “Opções da Máscara”. Uma janela com comandos em francês vai aparecer, mas não é lá grande desafio, eles são bastante intuitivos. Portanto, se você não gostou do vermelho, existem outras opções para fazer do seu Messenger a casa do Papai Noel neste Natal.

“Bate o sino pequenino, sino de Belém...”

Sino para cá, sino para lá e a animação continua. Falando em animação, que tal alguns emoticons para enfeitar ainda mais seu Messenger? O pacote de emoticons Buon Natale pode ajudar muito na tarefa. Depois de baixar, basta clicar duas vezes para que toda a equipe de Papais Noéis, pinheirinhos e tantas outras decorações entrem no computador e tornem seu Natal ainda mais divertido.

Além desses, a Coca Cola lançou os seus já tradicionais pacotes de emoticons para o Windows Live Messenger. Para utilizá-los, abra uma janela de conversas e clique no ícone dos emoticons para abrir a janela. Depois, clique no primeiro ícone, aquele com um urso polar em um fundo vermelho. Feito isso, abra a janela novamente; os componentes deste pacote já estarão instalados no seu Messenger.

Também há um outro pacote que pode incrementar ainda mais seu Natal. Desta vez, o idioma do instalador é o holandês, mas não se assuste, ele é bastante intuitivo. Basta que você execute, clique no primeiro botão, desmarque as checkboxes e clique novamente no botão do canto inferior direito. Com isso, o MSN terá um novo fundo e imagens dinâmicas instaladas! É só escolher!

Noite Feliz

Para que o desktop personalizado fique completo e sua noite seja feliz, não pode faltar um bom screensaver de Natal. Por isso, sugerimos o Free Christmas Tree 3D Screensaver. Uma excelente alternativa para quem gosta de animações em três dimensões e que ainda tem o acompanhamento de uma música de fundo com o melhor das canções de Natal.

Outro protetor de tela tridimensional que vai garantir a festa é o Christmas Holiday 3D Screensaver. Mas se o seu negócio é escolher a dedo, o Baixaki possui uma boa coleção de protetores de tela para o seu Natal. Clique aqui para conhecê-los!

Luzes, pisca-pisca e o desktop

Essas três palavras têm muito em comum, principalmente nos dias próximos ao Natal. Não são só fachadas e árvores que recebem a decoração iluminada no final do ano. A sua Área de Trabalho também merece algo do tipo. Então, a melhor forma de fazê-lo é com o Christmas Lights. Tudo que você precisa fazer é descompactar o arquivo EXE e executá-lo para que o desktop fique iluminado para o Natal. Para baixar o Christmas Lights, clique aqui.

Enfeite seu desktop com luzes

O resultado

Depois de tantas adições, configurações, preparações e outros “ões” do final de ano, é hora de conferir o resultado do seu esforço. Uma boa sugestão que podemos dar a quem deseja fazer as mudanças com o que o Baixaki listou é usar os ícones como verdadeiros enfeites de Natal. Como utilizamos um plano de fundo com o desenho de um pinheirinho, é interessante distribuí-los pelo formato da árvore. Dessa maneira, o desktop finalizado fica assim:

Seu desktop no Windows Vista ficará assim!

Mas, se você utiliza o Windows XP, seu desktop deve ficar parecido com este:

Personalize o Windows XP!

E aí, seu desktop já está bem personalizado? Então sente e relaxe. Agora é só esperar o bom velhinho, os presentes e a família. A Equipe Baixaki deseja um Feliz Natal e um excelente 2010 a todos os nossos visitantes e queridos usuários!

Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.