11 inventores que deram a vida (literalmente) pela ciência

4 min de leitura
Imagem de: 11 inventores que deram a vida (literalmente) pela ciência

A ciência é fonte de descobertas incríveis e de invenções revolucionárias, mas também pode causar resultados desastrosos com o menor deslize. Confira a seguir uma lista com alguns cientistas que descobriram do pior jeito o quão perigosa essa área pode ser.

Alexander Bogdanov

(Fonte da imagem: Listverse)

Famoso em várias áreas da ciência, Alexander criou o primeiro sistema de transfusão da história, acreditando que isso o ajudaria a rejuvenescer. Foi então que ele realizou o procedimento com o sangue de um paciente infectado com malária e tuberculose, morrendo pouco tempo depois.

Hoje, a tecnologia criada por ele evoluiu, tornando-se muito mais segura. Além disso, é graças ao sistema da transfusão que existem máquinas como as usadas na hemodiálise e nas cirurgias de transplante de coração.

Elizabeth Ascheim

(Fonte da imagem: Listverse)

Junto de seu marido, Elizabeth criou o primeiro laboratório de raios X em São Francisco e fez vários testes com as máquinas usando a si mesma como cobaia, sem qualquer tipo de proteção. Isso resultou num câncer agressivo por todo o seu corpo, o que causou sua morte.

Atualmente, as máquinas de raios x causam danos muito menores à saúde das pessoas. Seriam necessários centenas de exames anualmente para ter problemas, que ainda seriam muito pequenos se comparados aos que Elizabeth sofreu.

Franz Reichelt

Embora não fosse nenhum cientista, o alfaiate austríaco fabricou um casaco/paraquedas que o deixou extremamente famoso. O primeiro (e único) teste da roupa foi feito pelo próprio criador, que saltou do primeiro andar da Torre Eiffel. O resultado você confere no vídeo logo abaixo, feito por uma equipe de filmagem da época.

A ideia de Franz pode não ter funcionado, mas provavelmente serviu de inspiração para equipamentos como as Wing Suits, usadas atualmente em esportes como paraglyding, e basejumping. Vale lembrar que, mesmo com elas, ainda é necessário o uso de paraquedas comuns para aterrissar.

Horace Lawson Hunley

(Fonte da imagem: Find A Grave)

Famoso inventor durante a guerra civil americana, o confederado criou o primeiro submarino por propulsão manual da história, mas não sem um alto preço: foram realizados três testes com o veículo, que não voltou à superfície em nenhuma das vezes. Na última, Hunley estava dentro da embarcação, morrendo junto dos outros oito tripulantes.

Mesmo com essas falhas, a criação de Horace mostrou ser uma arma valiosa na guerra, o que alavancou o desenvolvimento da tecnologia de submarinos que vemos atualmente.

Karl Scheele

(Fonte da imagem: Library of Congress)

Descobridor de diversos elementos importantes para a tecnologia atual, como o oxigênio, o molibdênio, o tungstênio, o manganês e o cloro, Karl possuía o hábito perigoso de provar tudo que criava. Incrivelmente, ele sobreviveu a experimentar cianeto de hidrogênio, um veneno normalmente fatal, mas morreu mais tarde com sintomas parecidos com os de envenenamento por mercúrio.

Louis Slotin

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Embora não tenha criado nada diretamente, Louis merece estar na lista por sua coragem, que é apenas superada por seu azar: enquanto realizava experimentos com um núcleo de plutônio envolto em duas semiesferas de berílio, o cientista deixou que uma das semiesferas tocasse a outra acidentalmente, que causou uma fissão nuclear.

O que poderia ter sido uma situação mortal para todos no local foi evitada por Louis, que desativou a reação nuclear retirando a semiesfera do contato com a outra. Mesmo assim, a dose que recebeu foi quatro vezes além do necessário para matar uma pessoa, resultando em seu falecimento nove dias depois.

Marie Curie

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Primeira pessoa na história a receber dois prêmios Nobel em campos diferentes (química e física), a cientista e professora da Universidade de Paris descobriu, junto de seu marido, o elemento rádio. Após anos de pesquisa e estudo do material, Marie desenvolveu leucemia e foi morta pela doença em 1934.

Seu trabalho não foi em vão: os avanços que ela trouxe com o elemento e suas experiências resultaram na radioterapia usada na medicina para tratar pacientes com câncer.

Max Valier

(Fonte da imagem: New Mexico Museum of Space History)

Desenvolvedor do motor de foguete movido a combustível líquido, Max conseguiu adaptar sua criação tanto para carros quanto para aviões e é o motivo para o homem ter chegado ao espaço. Infelizmente, seu sucesso durou pouco, pois em menos de um mês depois, um teste do motor deu terrivelmente errado, explodindo e matando-o.

Otto Lilienthal

(Fonte da imagem: johnelkington.com)

Considerado por muitos como um pioneiro da aviação, Otto criou diversos planadores que o carregaram por vários voos bem sucedidos, até que um deles falhou. A queda de 17 metros destruiu sua coluna vertebral e trouxe diversos ferimentos que causaram sua morte no dia seguinte. Apesar do acidente, o Rei Planador, como era chamado, foi fonte de inspiração para que a aviação se desenvolvesse até os níveis que vemos hoje.

Thomas Midgley Jr.

(Fonte da imagem: Listverse)

Thomas talvez seja o homem cuja criação trouxe maior impacto ao meio ambiente: a gasolina aditivada de chumbo, que dizem ter causado milhões de mortes. O químico pode ter escapado de entrar na lista, mas apenas por algum tempo, pois contraiu poliomielite por envenenamento com chumbo.

Sua morte, porém, não veio por culpa do envenenamento ou da doença, mas sim de outra invenção criada por ele: uma vez que a poliomielite limitava sua movimentação drasticamente, o prendendo à cama, Thomas criou um complexo sistema de cordas e polias que o ajudavam a se levantar, até que um acidente com o equipamento o enforcou, matando-o.

Willian Bullock

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Willian inventou a primeira gráfica rotatória da história, que trouxe uma revolução para a indústria de jornais e foi base para toda a tecnologia de impressão que usamos atualmente. Ao consertar um de seus equipamentos, ele chutou uma polia para que ela voltasse ao lugar e a máquina “se vingou” caindo sobre seu pé. A gangrena tomou conta do ferimento e o obrigou a se submeter a uma cirurgia de amputação, à qual ele não sobreviveu.

.....

Gostou de conhecer alguns dos mais dedicados (e azarados) cientistas e inventores da história? Diga o que achou nos comentários e conte outros casos bizarros que você conhece.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.