YouTube disponibiliza WebM para os novos uploads

1 min de leitura
Imagem de: YouTube disponibiliza WebM para os novos uploads

YouTube agora com WebM

A Google anunciou que já está disponibilizando a tecnologia de codecs WebM. nos vídeos enviados para o YouTube. Segundo a empresa, entre os arquivos antigos, cerca de um terço deles já está adaptado para o novo padrão e o restante, aos poucos, também será contemplado.

O novo projeto da Google consiste na utilização do codec Ogg Vorbis, para áudio, além do VP8, para vídeo, que a empresa foi capaz de obter devido à compra neste ano da On 2 Technologies (detentora da tecnologia) pela "bagatela" de 133 milhões de dólares.

A grande novidade com a proposta do WebM, um pacote de codecs que ela visa aplicar em quase toda a internet online (YouTube e outros sites de streaming), é que todo o desenvolvimento nesse modelo será 100% gratuito, ao contrário do que ocorre com o atual, o H.264.

Navegadores como o Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera já são compatíveis com a nova tecnologia. Para os usuários do Internet Explorer 9 é preciso baixar um plugin para ter acesso às novas funcionalidades do pacote de codecs.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.