YouTube sinaliza vídeo de gato ronronando por infração de direitos autorais

1 min de leitura
Imagem de: YouTube sinaliza vídeo de gato ronronando por infração de direitos autorais

Clique em “Play” para reproduzir o vídeo postado acima deste parágrafo e tente localizar algo que possa ser considerado como pirataria. Você pode navegar à vontade pela trilha, que conta com quase uma hora de sons... É impossível! Isso porque o vídeo apenas reúne uma grande quantidade de barulhos capturados a partir de gatos que estavam ronronando — ou seja, fazendo o famoso “purrrrrr”.

Mas por causa de algum problema relacionado aos robôs de proteção contra infrações de direitos autorais, o YouTube sinalizou o mesmo vídeo como um infrator. De acordo com o que o dono do vídeo relatou, o bloqueio teria vindo depois que as gravadoras EMI e PRS indicaram possuir os direitos autorais sobre 12 segundos do que estava sendo reproduzido — portanto os anúncios deveriam ter os ganhos direcionados a elas.

Por causa disso tudo, o próprio uploader DigiHaven entrou com uma disputa no YouTube, para que pudesse reassumir o controle de tudo o que é reproduzido e também da monetização do vídeo. Depois de algumas análises, ele conseguiu vencer as gravadoras e voltou a poder ronronar em paz. Uma grande vitória para a liberdade dos gatinhos e seus barulhos encantadores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.