YouTube testa funcionalidade para visualização de vídeos em multiângulo

1 min de leitura
Imagem de: YouTube testa funcionalidade para visualização de vídeos em multiângulo
Imagem: YouTube

Eis aí algo que pode ser um bom salto para a visualização de shows de música e eventos esportivos via streaming. O YouTube lançou recentemente a versão protótipo de uma ferramenta que permite a visualização de vídeos em multiângulo — basicamente, deixando que você mesmo escolha a câmera cuja imagem deve ser exibida na tela.

Atualmente, a funcionalidade está disponível apenas no canal da cantora independente Madilyn Bailey, em uma performance ao vivo disponibilizada sob o menu “Choose Your View” (“Escolha a sua perspectiva”).

Além de selecionar uma entre quatro câmeras disponíveis na tela do player (em thumbnails), também é possível controlar a ferramenta utilizando as teclas “1”, “2”, “3” e “4” do teclado do seu computador. Caso a função não seja utilizada por algum tempo, os botões sobre a tela são ocultados (deixando de funcionar mesmo com o teclado.

Arestas por aparar

Tratando-se de versão bastante inicial, é natural que o YouTube ainda tenha diversas porcas para apertar, a fim de tonar a ferramenta definitivamente utilizável. Quem tentar acessar agora o referido vídeo experimentará, por exemplo, vários atrasos e interrupções (mais ou menos notáveis) durante as trocas de perspectiva — algo que pode ser minimizado caso a tecla associada à câmera seja mantida pressionada por alguns segundos antes de disparar o ângulo, procedimento que o serviço recomenda enfaticamente.

Adicionalmente, o YouTube também tem feito teste com suportes para até seis câmeras distintas para transmissões ao vivo — embora não seja possível ao usuário saltar entre elas. Também existem planos para oferecer suporte para vídeos em 360 graus. Seja como for, no que se refere às perspectivas, vale acrescentar que o serviço não é propriamente um pioneiro. Afinal, há que se lembrar que o Streamweaver já faz algo semelhante, além do saudoso Switchcam.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.