YouTube: navegue com mais velocidade pelos atalhos do teclado

2 min de leitura
Imagem de: YouTube: navegue com mais velocidade pelos atalhos do teclado

Você já percebeu que os filmes do YouTube agora contam com suporte para atalhos do teclado? Assim como no player padrão do seu computador, quem domina esses comandos desfruta melhor dos recursos do site e navega de maneira muito mais ágil.

Prepare um lugar confortável no sofá e escolha seu filme favorito, o Baixaki preparou uma seleção com todos os atalhos do reprodutor do YouTube para você ficar craque no assunto.

Conheça os comandos

Barra de espaço: reproduz ou pausa o vídeo.

Seta para a direita e para a esquerda: avança ou retrocede o filme, respectivamente. O passo varia de acordo com a extensão total do vídeo, mas geralmente gira em torno de 10% do seu tamanho completo.

Seta para cima e para baixo: aumenta e diminui o volume. Segure a tecla para baixo para atingir o limite inferior e ativar a função mudo.

Números de 0 a 9: reposiciona o tempo de reprodução entre 0% a 90%, conforme a tecla equivalente. Vale lembrar que esse comando não funciona com o teclado numérico.

Tecla Home: retorna a reprodução para os primeiros segundos.

Tecla End: avança a reprodução para os instantes finais.

Seleção da tecla Tab.

Tecla Esc: desativa o modo expandido e o modo tela cheia.

Tecla Tab: alterna as opções do player com uma caixa de seleção amarela em torno da função atual. Dessa maneira, é possível ativar/desativar comentários, expandir a reprodução atual, abrir a reprodução em uma nova janela, alterar a resolução do filme e navegar entre as demais funções do player.

Tecla Enter: ativa/desativa a função marcada pela tecla Tab.

Tela cheia

Quando o modo de tela cheia estiver ativado, a maioria dos atalhos deixa de funcionar. Apenas o avanço e retrocesso da barra da reprodução e o controle de volume através das setas direcionais funcionam normalmente.

Experimente os atalhos.

Para pausar ou reproduzir o vídeo através da barra de espaço, é preciso manter a seleção da tecla Tab sobre a barra de reprodução. Ao contrário do que se possa esperar, não existe nenhuma tecla (que funcione) capaz de ativar o modo de tela cheia.

Vídeos incorporados

Os atalhos de teclado não nasceram junto YouTube e já passaram por reformas. Portanto, vídeos incorporados em blogs e sites terceiros podem não oferecer suporte à função ou mesmo interpretar os comandos de maneira diferente. Mesmo atualmente, o autor pode inibir alguns atalhos através do código HTML. Logo, não estranhe caso as teclas dos filmes do YouTube não se comportem conforme o esperado em outros sites.

Vale lembrar que os comandos só funcionam enquanto o player do YouTube permanecer ativo. Caso não funcionem, clique sobre a área de reprodução e tente novamente. Caso você utilize as setas direcionais e a tecla “Tab” para a navegação, lembre-se de que estas ficarão presas às funções do tocador enquanto a reprodução permanecer em primeiro plano.

Segundo a própria Google, existem outros atalhos para controlar o avanço da reprodução ou ativar o modo de tela cheia. Contudo, esses são os únicos que realmente funcionaram em todos os vídeos testados.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.