YouTube serve como base para a Google medir a velocidade de sua conexão

1 min de leitura
Imagem de: YouTube serve como base para a Google medir a velocidade de sua conexão

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Video Quality Report)

Uma nova ferramenta da Google batizada como “Video Quality Report” (Relatório de Qualidade de Vídeo, em uma tradução livre) tem o objetivo de detectar a velocidade de sua conexão a partir da qualidade dos vídeos que você assiste pelo YouTube. Segundo a empresa, o sistema de streaming é uma base confiável para medir a qualidade do serviço fornecido por provedores em uma região.

“Quando seu provedor recebe vídeos do YouTube, ele começa a tarefa importante de carregá-lo através de sua rede para sua casa. Ele precisa se assegurar de que há capacidade suficiente na hora de receber dados do YouTube. Caso contrário, a qualidade de seu streaming será prejudicada”, explica a Google. Em outras palavras, um serviço de baixa qualidade pode causar interrupções na reprodução de conteúdos ou causar uma redução na resolução da imagem apresentada.

Segundo o Financial Post, provedores vão ser certificados com o selo “YouTube HD Verified” caso permitam o carregamento de vídeos em resolução 720p por pelo menos 90% de sua duração e não sofram interrupções em seu processo de reprodução. Infelizmente, os relatórios só estão disponíveis para usuários canadenses e ainda não há previsão de quando a ferramenta deve passar a funcionar em outros territórios.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.