YouTube lança vídeos em qualidade 4K

2 min de leitura
Imagem de: YouTube lança vídeos em qualidade 4K

A resolução Full HD já é coisa do passado, pelo menos em se tratando de tecnologia de ponta. O Youtube disponibilizou nesta semana alguns vídeos na resolução 4k (4096x2304) para os usuários. Trata-se de uma qualidade mais de quatro vezes superior às atuais imagens Full HD. Porém, extrair o máximo dessa tecnologia, por enquanto, é para poucos.

Além de ter um monitor compatível – o que é raro e caro – é preciso ainda contar com uma ótima placa de vídeo e uma velocidade de conexão de pelo menos 10 MB/s para, com muita sorte, conseguir ver imagens perfeitas sem travamentos.

Como assistir a vídeos em 4K no seu computador

Não é nenhum exagero afirmar que é quase impossível vê-los com o máximo de qualidade no computador da sua casa e vários fatores precisam estar em sincronia para que isso seja possível. O primeiro deles diz respeito à resolução de tela.

Dê um duplo clique no vídeo para acessar o site do YouTube e assistir a outros 4 vídeos em 4k

A maioria dos monitores e televisores disponíveis no mercado têm suporte “apenas” para a resolução Full HD - 1920 x 1080 pixels. Alguns computadores top de linha, como o iMac de 27 polegadas, apresentam uma resolução de tela máxima de 2560 x 1440 pixels, excelente para assistir a blu-rays, mas com suporte para apenas 50% da capacidade de uma imagem 4K.

Outro item que deve ser levado em consideração é a velocidade de conexão. Para transmitir um filme inteiro em 4K via internet, por exemplo, seria preciso um link dedicado de 10GB/s de banda. Os vídeos disponibilizados no YouTube são curtos e não necessitam de uma velocidade como essa. No entanto, uma conexão de 10 MB/s é o mínimo que você precisa ter para pensar em testar a novidade.

Vale lembrar que você não deve se esquecer do seu computador. É preciso que ele tenha uma placa de vídeo compatível – o que significa procurar pelas mais modernas e caras disponíveis no mercado. Ou seja, Youtube em 4K ainda é uma experiência para poucos, mas muito poucos mesmo.

Entenda a tecnologia 4K

O Baixaki já abordou o assunto no artigo “Conheça a tecnologia 4K, o cinema com a maior resolução que você já viu”. Trata-se de uma tecnologia de captação e projeção de imagem, inicialmente desenvolvida para os cinemas, com a capacidade de exibir imagens na impressionante resolução de 4096x2304 pixels.

Qualidade de imagem da resolução 4K

Durante o CES 2010, no início do ano, foram apresentados alguns modelos de televisores com suporte para este formato. Os preços ainda são proibitivos e praticamente não há conteúdo exclusivo disponível, de forma que aparelhos como esses ainda são meros sonhos de consumo.

O YouTube em 4k será útil para você?

Sim, mas não agora. Daqui a uns dois ou três anos pelo menos, certamente já existirão mais televisores e monitores com suporte para 4K com preços mais acessíveis que os de hoje, assim como a as velocidades de conexão devem apresentar melhorias.

Na prática, a novidade atualmente se resume a sabermos que há potencial para enviar e receber imagens em 4K pela internet, mas nada que vá se tornar popular pelo menos até a próxima Copa do Mundo em 2014.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.