Talvez você já tenha visto alguns canais do YouTube com uma interface um pouco diferente do que estamos acostumados. Mas agora espere ver isso se tornando algo bem mais comum, pois o serviço acaba de anunciar que essa nova interface – chamada de “YouTube One Channel” – acaba de sair da versão Beta, passando a estar disponível para todos (ou quase).

O que há de novo?

Uma vez que você provavelmente está fazendo a pergunta acima, vamos explicar tudo que mudou no serviço. Além da óbvia mudança na aparência, os canais agora possuem um vídeo de apresentação, que é exibido para aqueles que não forem inscritos na página.

Outra mudança bem perceptível foi o suporte a diversas listas de reprodução, que podem ser criadas e editadas de modo a exibir os vídeos que você quiser, da forma como você quiser. Com isso, os canais devem ganhar designs bastante diferentes, com playlists verticais, horizontais, grandes e pequenas.

Por fim, a última novidade é a adição de uma ferramenta que permite que você projete a página do seu YouTube para todo o tipo de aparelho – entre eles, “laptos, celulares, tablets, TVs, geladeiras ou qualquer outro lugar com pixels”, como dito no anúncio oficial do serviço. Com ela, você pode ver o resultado final do seu design em outras plataformas, simulando a aparência diretamente do computador.

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube One Channel)

Liberado ou não?

Se você se animou em se inscrever para a novidade, no entanto, vai encontrar um problema estranho: embora a página do One Channel possua um link para que você supostamente habilite a nova interface, clicar nele vai levá-lo apenas a um post do YouTube Creators, com instruções ensinando como se preparar para o novo design.

Seria esse apenas um erro na página do serviço? É pouco provável, já que sites como o Mashable e o Slash Gear afirmam ser possível trocar para a nova interface sem problemas. Logo, tudo indica que o YouTube One Channel tornou-se livre apenas para regiões específicas e que teremos que esperar até que nossa vez chegue.

Cupons de desconto TecMundo: