YouTube: como fazer download do seu vídeo original

2 min de leitura
Imagem de: YouTube: como fazer download do seu vídeo original

Imagine o seguinte cenário: você editou um vídeo e o enviou para sua conta no YouTube. Tudo estava indo bem, mas um problema no seu computador apaga o arquivo original e você não tinha um backup dele. Apesar de estar no YouTube, você gostaria de ter o arquivo guardado em algum lugar. Como proceder?

Existe um meio de recuperar o vídeo original enviado para o serviço através de uma ferramenta pouco explorada e disponibilizada pela Google. Agora, mostraremos em poucos passos como você pode fazer o download do arquivo que enviou para o popular site de vídeos.

1) Acessando o Google Takeout

Google Takeout é o nome da área do Google em que você pode fazer o backup de todos os dados ligados à sua conta Google. Isso inclui contatos, fotos presentes no Picasa, informações do perfil, círculos do Google + e, o que mais importa no momento, vídeos enviados ao YouTube.

A primeira coisa a se fazer aqui é acessar o site (o que você pode fazer clicando aqui) e logar com a conta que está ligada ao YouTube. Feito isso, você deve ver a seguinte tela:

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Takeout)

Caso você clique em “Criar arquivo”, terá um arquivo com todas as informações que o Takeout pode gerar. Como não é isso o que você deseja no momento, apenas clique em “Escolher os serviços”.

2) Fazendo o backup do YouTube

Assim que você clicou em “Escolher os serviços”, você deve ver a seguinte tela:

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Takeout)

Clicando apenas em “YouTube”, você verá a imagem abaixo:

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Takeout)

O Google Takeout mostrará para você o número de vídeos presentes na sua conta e o tamanho que eles ocupam dentro do YouTube. No momento, o serviço de backup da Google não permite que você escolha qual arquivo será baixado. Por causa disso, será necessário que você faça o download de todos os vídeos de uma vez só.

Esse arquivo que deve ser gerado será baixado em formato de compactação .ZIP. Para gerá-lo, pouco abaixo da imagem que você está vendo, clique em “Criar arquivo”. Feito isso, a compilação dos arquivos deve começar.

Assim que o arquivo .ZIP for compilado pelo Google Takeout, clique em “Download” para baixá-lo. Note que a soma de todos os vídeos da conta utilizada neste tutorial resultava em mais de 300 MB. O arquivo compactado que foi gerado ficou com 181,5 MB.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Takeout)

Será necessário entrar novamente com a senha da sua conta Google para que a tarefa seja iniciada. Agora, aguarde o término do download e pronto. Os vídeos da sua conta do YouTube já estão no seu computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.