YouTube: como criar playlists com trechos de vídeos

2 min de leitura
Imagem de: YouTube: como criar playlists com trechos de vídeos

Criar listas de reprodução no YouTube já não é mais novidade para ninguém. A função já está presente no serviço há muito tempo, e existem desde seleções de músicas de uma banda ou de um estilo específico até playlists de vídeos engraçados com gatos assustados e afins.

Essa ferramenta evoluiu, e o Tecmundo vai ensinar para você como criar listas só com os melhores momentos dos seus vídeos preferidos.  Para isso, a nova função do criador de listas do YouTube permite que você selecione 15 segundos ou mais de qualquer vídeo e compartilhe o seu feito nas redes sociais.

Passo 1: criando a lista

Antes de tudo, você precisa criar uma nova playlist para depois adicionar os vídeos e editá-los. Para tal, acesse a página do serviço, faça o login e, no canto superior direito da janela, clique no seu nome de usuário. Uma barra será aberta com alguns vídeos e sete menus à direita. Clique no “Gerenciador de vídeos” e aguarde o carregamento.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

No seu gerenciador de vídeos, procure e clique na guia “Listas de reprodução” e depois em “Nova lista de reprodução”.  Agora dê um nome a sua obra, faça pequeno texto descritivo e acione o botão “Criar lista de reprodução”. Pronto, sua lista está criada. Com isso, é possível fazer qualquer mudança nas configurações de privacidade e adicionar vídeos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 2: adicionando vídeos

Depois de tudo criado, você chega à parte mais fácil: escolher os vídeos que vai colocar na sua lista. Na página da sua playlist recém-criada, uma mensagem dentro de uma caixa laranja informa que ainda não foram adicionados vídeos.  Logo acima dela, você encontra o botão “Adicionar vídeo por URL”. Clique nele e cole o endereço de um vídeo na caixa de texto que aparece.  Clique novamente em “Adicionar” e pronto.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 3: selecionando partes dos vídeos

Faça o mesmo com todos os vídeos que você deseja colocar na lista. Terminando essa tarefa, você terá que delimitar o tempo de início e fim de todos os vídeos adicionados com a finalidade de selecionar os melhores momentos de cada um.

Para isso, vá até o espaço dedicado do primeiro vídeo e procure pelo ícone de um “play” entre chaves. Quando você aciona o botão, uma pequena janela é aberta, em que é possível delimitar o tempo inicial e final de cada vídeo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Encontre a parte que você deseja prestando atenção no tempo de execução.  Vá até o mostrador abaixo do vídeo e arraste a barra esquerda até o tempo de início e a barra direita até o tempo final.

Feito isso, clique em “Salvar” e parta para o próximo. Essa ferramenta, no entanto, não permite selecionar trechos menores que 15 segundos. Quando terminar de especificar o tempo de cada vídeo, procure uma barra azul no topo da tela e clique em “Salvar”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Passo 4: divulgando a lista

Quando todos os seus vídeos estiverem com os trechos delimitados, você pode compartilhar o seu trabalho nas redes sociais. Acima da lista de vídeos, você encontra o botão para compartilhar a playlist. Ele abre uma barra que mostra opções para incorporar o seu trabalho em sites e blogs, mandar o link por email e ainda postar tudo no Facebook, Twitter e Google+.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Abaixo dos botões das redes sociais, você encontra ainda a guia “Mais”. Acionando-a, é possível encontrar suporte para as demais redes como Tumblr e Myspace.  Antes de espalhar para os amigos, você pode conferir o resultado clicando em “Reproduzir tudo”, ao lado do nome da lista, e ver como ficou a sua seleção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.