Três maneiras de controlar o volume de um vídeo no YouTube

2 min de leitura
Imagem de: Três maneiras de controlar o volume de um vídeo no YouTube

O YouTube é um serviço muito prático no que diz respeito a encontrar os seus vídeos favoritos para assisti-los ou compartilhar algum deles com os amigos. Embora o próprio player da página conte com os comandos básicos para controlar o que está em exibição, pode ser interessante conhecer formas alternativas de fazê-lo.

Abaixo, separamos três maneiras de você controlar o som dos vídeos no YouTube. Se você sempre quis conhecer uma forma diferente de fazê-lo, em vez de usar a barra de controle do volume presente na interface do serviço, certamente vai gostar da dica.

Atalho de teclado

O atalho de teclado representa uma forma bem simples de alternar entre as intensidades de volume quando você está assistindo a um vídeo. Para que o uso do comando seja reconhecido, você precisa clicar em alguma parte da telinha do vídeo. Evite clicar no meio dele, pois isso faz com que ele seja pausado.

Em seguida, utilize as setas direcionais do teclado para deixar o volume de acordo com as suas preferências. A seta para cima faz com que o som fique mais alto, em uma proporção de 5% para cada clique. A seta para baixo reduz o volume em 5% para cada uso.

Magic Actions for YouTube

Essa dica é para quem utiliza o navegador Google Chrome. Há uma extensão chamada Magic Actions for YouTube, que permite controlar o volume do vídeo por meio do botão de “scroll” do mouse (a “rodinha”). Uma vez instalado, o complemento já está ativo e pronto para o uso. A mecânica de funcionamento é bem simples: ao mover o scroll para cima, o volume aumenta; para baixo, ele diminui.

A nova barra de volumeVeja que uma barrinha aparece em destaque abaixo do vídeo enquanto faz a alteração, para que você possa ter ideia do grau de intensidade no qual o volume se encontra. Além desse controle, o aplicativo oferece algumas configurações adicionais que podem ser acessadas clicando no botão de ferramentas do complemento, que é exibido logo abaixo do vídeo.

ConfiguraçõesAli, na alternativa "Instant control over volume by scrolling mouse wheel", você pode ativar ou desativar o contrtole do volume pelo scroll, definir como ele é exibido (linha, texto ou sem indicação) e escolher a cor mostrada para o controle. Além disso, também há opções para o vídeo, como desabilitar anotações, ocultar os controles automaticamente, acionar replay, entre outras.

Foxy Tunes

O Foxy Tunes tem versões tanto para usuários do Internet Explorer quanto do Firefox. Esse complemento traz vários controles para a barra de estado do navegador, permitindo que você ajuste não só o volume, como tenha acesso a todos os controles básicos do player enquanto o vídeo é reproduzido.

Foxy TunesA forma de controle é intuitiva, especialmente porque os botões são aqueles que você é acostumado a encontrar nos players de música e de vídeo. O volume aparece como uma pequena barra e basta movê-la para a esquerda ou para direita para ajustar a intensidade, até que fique do seu agrado.

Agora você pode testar formas diferentes de interagir com um vídeo em reprodução no YouTube.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.