Solução caseira: papel alumínio impede o aquecimento do Xperia Z4

1 min de leitura
Imagem de: Solução caseira: papel alumínio impede o aquecimento do Xperia Z4
Imagem: XDA Developers

O Xperia Z4 (ou Xperia Z3+ no mercado internacional) é um dos smartphones que apresenta o aumento repentino e exagerado de temperatura por conta do processador Snapdragon 810. Até mesmo a câmera do aparelho sofre por conta disso, mesmo após o lançamento de uma atualização da Sony.

Enquanto as fabricantes do chipset e do aparelho não encontram uma solução definitiva, um usuário resolveu colocar a mão na massa e achou uma solução caseira a partir de uma "gambiarra". O mais bizarro nessa história? Deu certo.

O usuário scheter7, do fórum XDA Developers, postou o procedimento com uma foto do resultado e alguns gráficos. Tudo o que ele fez foi colocar camadas de folhas de papel alumínio na parte traseira do smartphone, juntamente com um case para segurar as lâminas. O rapaz fez uma série de testes na tentativa de comprovar que o aquecimento foi impedido e que o desempenho aumentou.

Nos gráficos, é possível notar a diferença. A primeira tabela mostra o aparelho em condições normais, com 51,3 ºC e desempenho de 73,4% no AnTuTu. Somente com o case, a temperatura sobe 0,1 ºC e a performance passa para 74,75%. Por fim usando as lâminas e o case, o aparelho é levemente resfriado (50,1 ºC) e se sai ainda melhor na prova (80,01%).

Ainda assim, não adianta sair enrolando os smartphones em papel alumínio: os aparelhos atuais, especialmente octa-cores ou Snapdragon 810, ainda apresentam a diminuição de desempenho para não superaquecerem (clique aqui para saber mais sobre o throttling).

O uso do papel alumínio somente mostra que as empresas ainda precisam melhorar o gerenciamento de energia e potência. O responsável pelo teste avisa ainda que o NFC foi desabilitado por conta da cobertura do papel alumínio.

Qual a diferença entre Snapdragon e Exynos? Descubra no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.