menu
Logo TecMundo
Minha Série

Xbox One dá mais um passo em direção ao seu console “slim”

Revelação de que um chip com tecnologia de 20 nm já foi produzido para o Xbox One é um indicativo de que um console “slim” está próximo de ser lançado

schedule31/10/2014, às 13:00

Fonte: Eurogamer

Imagem de Xbox One dá mais um passo em direção ao seu console “slim” no site TecMundo

Indícios fortíssimos indicam que a AMD acaba de desenvolver um chip mais eficiente e poderoso que utiliza a tecnologia de 20 nm para o Xbox One. A informação foi encontrada no perfil de um usuário da rede social voltado para profissionais do mercado, o LinkedIn.

Na página de ninguém menos que o gerente de design dos processadores da AMD, lê-se que ele “planejou e executou com sucesso o projeto da primeira APU para o console da Microsoft, o Xbox One, utilizando a tecnologia de 28 nm e a derivada de custo reduzido com 20 nm”. Ou seja, um novo chip para o console, mais eficiente do ponto de vista energético, já foi criado.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

undefined

Mas o que isso significa?

Para os que ainda não entenderam qual é a implicação desse avanço, nós explicamos: com ambos os consoles da nova geração se aproximando da data em que completam um ano, é natural pensar que a Sony e a Microsoft estejam planejando lançar versões “slim” de seus video games. A informação vazada “acidentalmente” pelo funcionário da AMD indica que isso pode estar muito próximo de acontecer com o Xbox One.

Leia Mais

Como já sabemos, a tecnologia fica menor e mais poderosa de acordo com a densidade de transistores presentes em uma única peça de silício, cujo tamanho (dos transistores) é medido em nanômetros. O Xbox One e PS4, atualmente, possuem processadores fabricados utilizando a arquitetura de 28 nm.

undefined

A utilização de chips com arquitetura de 20 nm permitiria uma eficiência energética melhor o que resulta em uma menor geração de calor e, consequentemente, uma menor necessidade de investir em sistemas de arrefecimento. Há outras variantes envolvidas nesse processo, mas a esperança da Microsoft é se apoiar no feito para lançar o Xbox One “slim”.

Sistemas de resfriamento menores permitem que toda a carcaça do console também encolha, o que é um grande passo para o que a companhia quer. A empresa também sinaliza que está a procura de alternativas que simplifiquem a produção do Xbox One como um todo, como investidas no campo da memória RAM e do chip gráfico, mas não há nenhum indicativo de quando tudo isso finalmente vai ser concluído.

Leia Mais

Via BJ