Documentos disponibilizados pela Microsoft a desenvolvedores confirmam que o sistema de apps universais do Windows devem chegar em breve ao Xbox One. A informação, que passou a circular na internet nesta quarta-feira (30) não é exatamente surpreendente quando levamos em consideração que o console da mesa roda uma versão modificada da Build 1607 do Windows 10.

A integração entre as duas plataformas não deve ser exatamente completa, ao menos em um momento inicial. Segundo os dados divulgados pela empresa, aplicativos que usam APIs não disponíveis para a plataforma de mesa não vão funcionar de forma correta — a companhia afirma estar trabalhando na ampliação do suporte oferecido.

“Todas as APIs podem ser acionadas e vão falhar graciosamente caso não sejam suportadas. Conforme aprimoramos o Windows, continuaremos a implementar, testar e corrigir bugs até que toda a linha de apps universais esteja totalmente operante no Xbox”, afirmam os documentos oferecidos a desenvolvedores.

Entre as restrições enfrentadas pelo console até o momento está a falta de suporte à tecnologia Bluetooth, a impressoras 3D e a comunicações por NFC, entre outros. Até o momento, a maioria dos softwares considerados como “aplicativos universais” para a plataforma são jogos, dentre os quais se encaixam Killer Instinct, Rise of the Tomb Raider e o esperado Quantum Break.

Quais apps universais você gostaria de ver no Xbox One? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: