Xbox 360: como interconectar dois ou mais video games em rede [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Xbox 360: como interconectar dois ou mais video games em rede [vídeo]

Você certamente já foi em uma lan house, onde os computadores são todos ligados em rede. Lá, é possível jogar com os amigos sem ter a necessidade de conectar as máquinas na internet. Mas você sabia que é possível interligar até 16 Xbox 360 na mesma rede, através da opção link de sistema? Os passos são simples e não exigem conhecimento avançado em redes.

Você pode conectar dois consoles diretamente um no outro através de um cabo crossover. É possível, também, conectar dois ou mais aparelhos através de um hub, um switch ou um roteador. Ainda existe a possibilidade de se interligar até quatro consoles diretamente via Wi-Fi.

A grande vantagem disso é que a maioria dos jogos com suporte a multiplayer também podem ser jogados em rede local, permitindo que você possa reunir os amigos e fazer uma lan party com Xbox 360 em vez de computadores.

Você ainda pode utilizar esse recurso para jogar o mesmo game com várias telas. Um ótimo exemplo disso é Forza Motorsport 4, que aceita até cinco monitores conectados simultaneamente.

Tom Clancy´s Ghost Recon: Future Soldier (Fonte da imagem: Tecmundo)

Antes de configurar um link de sistema, verifique se você possui os seguintes itens:

  • Um jogo para Xbox 360 que permita a reprodução de link do sistema (você pode verificar essa informação na parte de trás da caixa do jogo);
  • Um disco do mesmo jogo para cada console, com a mesma versão, mapas e missões atualizadas;
  • Uma televisão ou monitor para cada console;
  • Um cabo crossover para cada console ou um hub, switch ou roteador com portas suficientes para interconectar todos os equipamentos.

Conectando dois consoles através de um cabo crossover

Essa é a conexão mais simples de todas, já que tudo o que você precisa para conectar os consoles é um cabo de rede crossover. O único problema é que dessa maneira você pode ligar apenas dois video games. Caso você não possua um cabo desses, veja esse artigo do Tecmundo que explica de maneira simples como você pode fabricar o seu.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

O procedimento é muito simples. Conecte os dois consoles pelo cabo e acesse o jogo. A opção para jogar deverá estar disponível, basta você seguir as instruções da tela.

Caso você tenha algum problema e os consoles não consigam “enxergar” um ao outro, você pode configurar o endereço IP dos aparelhos manualmente. Para fazer isso, ligue o Xbox 360 e, na tela inicial, vá até a tela de “Configurações”. Depois disso, selecione “Configuração de Rede”, depois “Rede com Fio”, então “Configurar Rede” e, em “Configurações Básicas”, altere a opção de IP para Manual. Coloque o número 192.168.0.1 no campo IP e o 255.255.255.0 na opção “Máscara de Sub-rede”. Faça esse procedimento nos segundo console também, apenas mudando o último dígito do IP de 1 para 2.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Salve as configurações e entre no jogo.

Conectando dois ou mais consoles com um hub, switch ou roteador

Esses três aparelhos são similares. Ambos permitem que você conecte duas ou mais máquinas em rede. A diferença é que um hub apenas conecta os equipamentos, um switch gerencia melhor o tráfego de dados e o roteador consegue administrar a rede e atribuir endereços IP para cada um dos componentes.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para conectar os consoles utilizando esse método, você precisa ter qualquer um dos três equipamentos. O procedimento é simples: conecte cada um dos consoles através de um cabo de rede comum e inicie o jogo. Basta seguir as instruções na tela e começar a diversão.

Se um dos consoles a entrar nessa rede possui um adaptador Wi-Fi integrado, é possível utilizar essa interface para conectar os equipamentos, mas desde que um roteador transmitindo o sinal esteja conectado à rede.

Caso você tenha problemas para efetuar essa conexão e algum dos Xbox 360 não funcione, você pode realizar o mesmo procedimento dos passos anteriores. Acesse o menu de configurações do Xbox e defina os endereços IP dos consoles, alterando apenas o último dígito, por exemplo: 192.168.0.1, depois 192.168.0.2, em seguida 192.168.0.3 e assim por diante.

Conectando de dois a quatro consoles através do adaptador wireless (rede Ad hoc)

Caso você não possua um cabo crossover, mas o seu console tenha um adaptador wireless integrado, você pode fazer uma conexão direta entre os video games. Para fazer isso, certifique-se que os dois aparelhos possuam um adaptador de rede Wi-Fi. Em seguida, acesse as “Configurações de Rede”. Na tela “Redes Disponíveis”, procure por “Configurações Avançadas”, “Criar Rede Ad Hoc” e escolha o nome da rede que você deseja criar.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Os outros consoles devem selecionar a opção “Rede sem Fio” e ir até “Redes Disponíveis”. Na lista, deverá aparecer a rede criada no primeiro console; basta se conectar e acessar o jogo.

Conectando duas ou mais telas no jogo Forza Motorsport 4

Forza Motorsport 4 é um jogo completo para os fãs de automobilismo. Os carros são retratados em todos os detalhes. Para ampliar o realismo, Forza 4 aceita que você conecte até cinco telas ao mesmo tempo. Além da tela principal, você pode conectar um monitor na direita, um na esquerda, um para a visão traseira e um somente para exibir os replays da corrida.

O único problema é que, para realizar essa façanha, você precisa de, além de cinco telas, um console e uma cópia do jogo para cada uma delas. Entretanto, se você gosta muito do game e da experiência que ele pode proporcionar, não vai se arrepender de investir em uma configuração assim.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Nós fizemos essa combinação e testamos o jogo com três telas simultaneamente. Os visuais são de impressionar. A tela super-widescreen proporciona um campo de visão completo, reproduzindo com fidelidade a sensação de dirigir um esportivo a mais de 200 km por hora.

Como nas dicas anteriores, basta conectar os três (ou mais) consoles através de um hub, switch ou roteador e iniciar o jogo em cada um dos aparelhos.

Assim que o jogo iniciar, vá até o console que fica no meio dos três e acesse o modo “Carreira”. Depois, selecione “Meu perfil”. Vá até “Opções” e escolha “Tela múltipla”. Como esse será o console em que você irá jogar, dentro do menu você deve marcar a opção “Host” para dizer ao sistema que essa máquina é a principal.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O segundo passo é semelhante. Repita todos os passos anteriores até entrar no menu para seleção de tela. Aqui, em vez de selecionar “Host”, você deve escolher “Cliente”. Logo abaixo, existe a opção de tela, em que você precisa posicionar o seu monitor. Se ele está do lado esquerdo, selecione essa opção, e assim por diante.

Mais abaixo você encontra opções para regular a inclinação das telas, pontos cegos etc.

Para aumentar ainda mais o realismo, você pode adicionar o Kinect para rastrear os movimentos da sua cabeça enquanto pilota. Basta mover a cabeça um pouco para o lado para ver a lateral do carro. Um volante profissional também pode ser adicionado ao kit para garantir a melhor experiência de simulação possível.

Fonte: Suporte Xbox

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.