Apple deve apresentar um controle de video game nesta segunda

1 min de leitura
Imagem de: Apple deve apresentar um controle de video game nesta segunda

(Fonte da imagem: Reprodução/Ubergizmo)

Nesta segunda-feira começa a WWDC, evento em que a Apple promete revelar diversas novidades para os seus produtos, como iOS, Mac OS X,  iCloud, entre outros. E, de acordo com fontes, a empresa também poderá finalmente adicionar ao iOS um sistema de suporte a gamepads externos – ou até mesmo o seu próprio controle de jogo.

Os rumores sobre o assunto se tornaram mais fortes desde que a Apple realizou reuniões secretas durante a GDC 2013 para discutir o tema. De acordo com fontes do site de notícias Kotaku, o acessório será revelado já na segunda-feira, justamente no primeiro dia da E3, a maior feira de jogos eletrônicos do mundo.

iGames

Ainda não se sabe ao certo quais serão os passos de Apple sobre o assunto. A empresa tem milhões de dispositivos idênticos ou intimamente relacionados, e criar um controle padrão para eles seria tão simples como lançar uma atualização para o iOS.

Também é possível que a companhia adicione novos aplicativos para o Apple TV com o objetivo de rodar jogos de iOS na televisão, além do suporte a um controle dedicado para o dispositivo – algo que transformaria o gadget em um videogame.

Revertendo o quadro

As mudanças (se forem confirmadas) são relevantes e podem estancar a queda de participação no mercado que a Apple vem sofrendo nos últimos anos. Porém a Google também está investindo no segmento e a prova disso foi o lançamento da Play Games, que fornece uma plataforma multiplayer unificada com conquistas e rankings para o Android, web e até iOS.

O que pesa contra o Android é a fragmentação e a falta de padrão das telas dos dispositivos, que possuem os mais variados tamanhos possíveis. Além disso, o iOS é geralmente o sistema que recebe os lançamentos de games com antecedência, muitos deles exclusivos para a plataforma.

Steve Jobs seria contra?

Toda esta mudança poderia ser vista por Steve Jobs como uma heresia, já que o fundador da Apple dizia que uma característica fundamental do design do iPhone e suas ramificações é o touchscreen. Um gamepad desenvolvido pela empresa provavelmente nunca seria aprovado por Jobs porque isso significaria que o touchscreen não estava cumprindo bem suas funções. 

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.