O Microsoft Word 2007 conta com funções novas que podem ser muito úteis em diversas situações, mas nem sempre elas são de conhecimento do usuário. Este breve tutorial ensinará você a marcar seu documento como final, impedindo que qualquer outra pessoa o modifique novamente.

Essa função é ideal para quem precisa enviar um arquivo para alguém e teme que o receptor faça qualquer tipo de mudança, mesmo que sem querer, no conteúdo do documento. Isso é ideal para contratos, artigos para impressão e diversas outras ocasiões importantes.

Como tornar o documento definitivo

Antes de mais nada, é importante ter uma cópia de segurança para o arquivo a ser modificado, pois nem mesmo você poderá mexer novamente no documento marcado como definitivo. Depois de realizada a cópia, siga as seguintes instruções.

Ative a opção indicada na figura.

1.    Clique no ícone referente às funções do Office, localizado no canto superior esquerdo da tela.

2.    Acesse a aba “Preparar”, selecionando a opção “Marcar como final”.

Deste modo, o arquivo será salvo como final, não permitindo qualquer tipo de modificação posterior. Vale ressaltar que é indicado possuir uma cópia de segurança para os arquivos a serem marcados com a opção, em caso de algum erro ter ocorrido.

Para saber se um arquivo visualizado está em versão final, basta procurar pelo ícone referente à função, localizado na parte inferior da janela principal do Word 2007. Os arquivos em modo final podem ser impressos e visualizados de diversas formas, mas jamais alterados.

Cupons de desconto TecMundo: