Muitos usuários devem ter estranhado a nova interface do Microsoft Word 2007, principalmente aqueles que utilizavam com freqüência uma das suas versões anteriores. Isso porque o aplicativo substituiu os diversos menus, assim como suas respectivas listas de opções extensas, por abas, tornando o acesso às ferramentas muito mais prático e intuitivo. No entanto, para que essa facilidade ocorra de fato, devemos nos desprender do modo como as ferramentas eram apresentadas nas versões anteriores do aplicativo.

Para ajudar os usuários que estão passando por esse processo de transição, nós, a equipe do Baixaki, apresentaremos como realizar as tarefas mais comuns na versão 2007 do Office.

A nova interface

Como citado anteriormente, os menus foram substituídos por abas e as listas de opções por botões mais práticos e intuitivos. Veja na imagem abaixo:

As ferramentas estão melhor organizadas e com acesso mais prático.

A parte grifada em roxo se refere às abas, recurso que substituiu os menus da antiga versão do Word. Ao clicar sobre uma aba, as opções a ela relacionadas serão apresentadas logo abaixo, na parte grifada em laranja. Essa região seria como a lista de opções de um menu na versão antiga do Word. Até aí nenhum problema, correto?

Você deve ter notado um grande botão com a logomarca da suíte Office 2007 no canto superior esquerdo da janela. Ele comporta as ações triviais do aplicativo. É através dele que você irá criar um novo documento, abrir um existente, salvar, imprimir, entre outros. Além disso, é a porta de entrada para as configurações do aplicativo. Para acessá-las, clique sobre o botão com a logo, em seguida em Opções do Word, na parte inferior do menu, como mostra a imagem abaixo.

Um dos poucos menus que restaram no aplicativo.


Tarefas básicas

Agora que já conhece os itens básicos da nova interface, veremos onde se encontram as ferramentas mais utilizadas do Word:

 

  • Formatação de texto (fonte, parágrafo, alinhamento etc.): aba Início.
  • Inserir imagens: aba Inserir.
  • Criar tabelas: aba Inserir.
  • Inserir quebra de página: aba Inserir.
  • Editar cabeçalho e rodapé: aba Inserir.
  • Inserir WordArt: aba Inserir.
  • Margens da página: aba Layout da Página.
  • Temas: aba Layout da Página.
  • Hifenização: aba Layout da Página.
  • Recuos e espaçamento: aba Layout da Página.
  • Criar Sumário: aba Referências.
  • Inserir Nota de Rodapé: aba Referências.
  • Envelopes, Etiquetas e Mala Direta: aba Correspondências.
  • Ortografia e Gramática: aba Revisão.
  • Pesquisar, Traduzir: aba Revisão.
  • Modos de exibição da página (impressão, tela inteira): aba Exibição.


O Microsoft Word 2007 ainda tem muito mais a oferecer. Esse é o ponto de partida para você começar a explorá-lo e descobrir as dezenas de novidades que ele tem para você.
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