Word: Limpando a formatação contida nos textos

1 min de leitura
Imagem de: Word: Limpando a formatação contida nos textos

Muitas vezes escrevemos um texto em uma ferramenta de edição para posteriormente utilizá-lo em outro local. O problema é que quando você copia este texto e cola em outra fonte, ele costuma utilizar a mesma formatação no qual foi feito.  Um bom exemplo disto é um texto copiado diretamente do Microsoft Word.

Isto nem sempre é um fato agradável, pois muitas vezes este texto após colado em outro lugar pode apresentar uma série de caracteres estranhos ou um formato esteticamente ruim devido a ter levado consigo a formatação anterior. Para resolver este inconveniente, muitas vezes transportamos nossos escritos para o Bloco de Notas, que não apresenta formatações específicas, para em seguida utilizá-lo no local de destino.

Existe uma forma de tirar esta formatação sem ter que recorrer a um bloco de notas todas às vezes, mas para isso, você vai precisar do programa PureText. Ele dispensa instalação, basta descompactá-lo no local de sua preferência e pronto. Quando ativado, ele permanece como um ícone na bandeja do sistema e será necessário apenas configurar nas opções do programa a tecla de atalho que você achar mais apropriada para a função dele.

Selecionando a tecla de atalho ideal

Uma vez ativo, este programa “limpa” a formatação do texto, de forma que você pode copiar e colar ele diretamente. Para isto, basta você copiar o texto e utilizar o comando de atalho previamente configurado antes de colar ele no local desejado. No exemplo abaixo mostrando o texto original e como ele fica quando é colado sem formatação.

Antes à esquerda e depois à direita

Enquanto estava preparando este tutorial, foi utilizado como comando para o programa a “Tecla do Windows + A”, porém ele permite diversas combinações de teclas, basta encontrar a que seja mais agradável para você. Esperamos que esta dica seja útil e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.