Word: Aprenda a criar estilos

3 min de leitura
Imagem de: Word: Aprenda a criar estilos

O Microsoft Word é repleto de ferramentas e opções para que você sempre extraia o máximo possível de tudo o que o editor de textos mais poderoso do mercado tem a oferecer. A cada versão do pacote Office, novos recursos são disponibilizados para que a experiência do usuário seja sempre aprimorada, porém nem sempre dá tempo de acompanhar tudo o que surge de novo na suíte de Bill Gates.

Como o Baixaki entende que a informática está em constante desenvolvimento, não vamos o deixar na mão, desta forma hoje você vai aprender a usar um recurso simples, útil e que nem sempre recebe a devida atenção: os estilos de formatação. Para quem não sabe, os estilos de formatação ficam localizados sobre a folha de texto e servem para que se crie antecipadamente opções de  formatação das fontes, parágrafos ou texto.

Você faz seu estilo

Você já deve ter ouvido esta frase: “cada um faz seu estilo” e no Word não é diferente. Mesmo ele oferecendo diversas opções de estilos, nem sempre eles satisfazem nossas vontades, desta forma você pode personalizar ainda mais seu trabalho inserindo estilos mais rapidamente.

Crie seu estilo

Para começar a criar sua biblioteca de estilos, antes de tudo, digite seu texto ou o copie de algum lugar (só copie textos de sua autoria ou sem direitos autorais). Em seguida, selecione o trecho que deseja alterar com a ajuda de um estilo, feito isso, defina as opções de formatação que lhe interessam. No nosso caso, escolhemos o Sublinhado, fonte Laranja e tamanho 18.

Assim que definir suas preferências, ainda com o trecho selecionado, clique com o botão direito do mouse sobre e ele e vá até a opção “Estilos”. Uma janela como esta será aberta e nela você pode definir um nome, por exemplo, sublinhado laranja.

Assim que clicar em OK, seu estilo será enviado para a biblioteca assim como os oferecidos pelo Word.

Biblioteca de estilos

Cansei

Se você desejar alterar qualquer estilo oferecido pelo aplicativo ou criado por você não há segredo, pois tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse sobre o qual deseja alterar e, em seguida,”Modificar”. Vale lembrar que também é possível alterar o nome ou apagar tudo.

Altere seu estilo

Encontre as modificações

Imagine que você está escrevendo uma tese de doutorado. Convenhamos, ela deve ser enorme e com muitos detalhes referentes às normas técnicas. Se você aplicou determinado estilo em um documento grande, pode ser que você deseje realizar alterações e, para não precisar procurar por todas elas, basta ir até o estilo que você usou, clicar com o botão direito do mouse e ir até a opção “Selecionar todas as instâncias”. Automaticamente o Word mostra todos os parágrafos, linhas ou palavras que você usou determinado estilo e, desta maneira pode alterá-lo facilmente.

Selecione apenas o que você alterou

Parágrafo com estilo

Para acessar opções de configurações mais avançadas você pode clicar novamente com o botão direito do mouse sobre algum trecho selecionado, ir até “Estilos/Salvar seleção como Novo Estilo rápido”, porém ao invés de apenas alterar o nome, clique em “Modificar”.

mais opções

Assim que clicar em “Modificar”, uma janela como esta é aberta e nela é possível observar mais formas de formatação não só das fontes, mas sim de todo o parágrafo e texto.

mais opções de modificação

As opções de formatação de parágrafo são iguais às do Word, porém há alguns campos que servem para que você defina algumas propriedades da formatção. Na área “Propriedades” você encontra quatro caixas de texto.
 
A primeira serve para a definição do nome do estilo, a segunda define o tipo de estilo. Repare qua há um menu Dropdown onde é possível escolher mais opções. As outras caixas contemplam opções semelhantes e todas com mais alternativas para sua escolha.

Defina as propriedades do parágrafo

Só neste documento

Se você está criando sua tese, mas quer que os estilos estejam presentes em todos os outros documentos, basta selecionar os quadros correspondetes às suas necessidades na parte inferior da janela. Desta maneira, toda a vez que você desejar usar seus estilos, eles estarão lá.

Mais opções para outros documentos

Ainda na parte inferior da janela é possível observar um botão chamado “Formatação”. Este botão serve para que você possa alterar outros aspectos do seu texto, como numerção, idioma, bordas e muito mais.

Opções de formatação de outros itens

Depois de deixar tudo do seu gosto, basta voltar o texto e começar ou terminar de escrever, pois seus estilos estarão todos disponíveis à um clique de distância.

Mais um estilo na sua biblioteca

É isso aí pessoal! Este foi mais um artigo com dicas do Office, mas se você quiser saber um pouco mais sobre os truques do pacote, confira mais alguns artigos:

•    Word: Criando resumos automáticos no Word 2007.
•    Do DOC ao PDF e ao DOC novamente
•    Dicas para usar melhor o Word 2007
•    Word: Como inserir legendas em objetos
•    Dicas do Word: Adicione efeitos às imagens.
•    Dicas do Word: criar sumários é moleza

Você pode adquirir o Office direto na loja oficial da Microsoft clicando neste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.