Word: Dicionários do Word e suas funcionalidades

3 min de leitura
Imagem de: Word: Dicionários do Word e suas funcionalidades

Quem utiliza o Word 2007 no dia-a-dia, seja para escrever documentos no trabalho, seja para escrever em blogs e páginas pessoais, sempre acaba se deparando com dúvidas sobre a grafia de palavras ou sinônimos para aquela que já foi repetida muitas vezes no texto. Para ajudar nessa tarefa, existem os dicionários do Word, que podem ser acessados de várias maneiras. São deles que vamos ensinar você a tirar o máximo proveito.

Otrografia Ortografia e gramática

A ferramenta mais antiga do Word é o corretor ortográfico. Ele é o responsável pela verificação da forma como as palavras são escritas, ou seja, se você cometer o erro que cometemos no subtítulo acima, o Word sublinhará a palavra em vermelho. Há três maneiras de se fazer a correção ortográfica.

1. Você pode clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra que o Word sublinhou em vermelho e verificar as sugestões de correção. Veja abaixo as correções sugeridas para o erro do subtítulo:

Exemplo de palavra incorreta no Word.

2. Outra possibilidade é pressionar a tecla F7, que fará com que a janela abaixo apareça. Se ao apertar o F7 houver alguma palavra selecionada, o Word fará a correção ortográfica da seleção e, ao terminar, perguntará se você deseja verificar o restante do documento. Caso você pressione o F7 sem selecionar nada antes, o Word iniciará a verificação pela primeira palavra incorreta do documento.

Verificando a ortografia com o F7.

3. Clicando na guia “Revisão” e depois no botão “Ortografia e gramática”, você produz exatamente o mesmo efeito que o botão F7 tem.

Botão Ortografia e Gramática.

*Caso você tenha a certeza de que a palavra que você escreveu está certa, clique na opção “Adicionar ao dicionário” para que o Word não a considere mais como errada. Fazer isso é particularmente útil quando você escreve muitas vezes certos nomes próprios, por exemplo.

Nas últimas versões do Office, foi incorporado também um corretor gramatical, que nem sempre acerta, mas pode tirar você de uma enrascada no caso de uma dúvida. Os erros de gramática serão sempre sublinhados com uma linha verde e sua correção é feita da mesma forma que a verificação ortográfica.

Sinônimos

Não é raro ficarmos completamente travados em um texto por não encontrarmos uma palavra de sentido equivalente para aquela que já repetimos demais. O salvador da pátria nesse caso é o dicionário de sinônimos, que também tem várias formas de utilização.

1. Clique com o botão direito do mouse sobre a palavra desejada e aponte para o item “Sinônimos”. No menu que se abre, você verá uma lista com todas as palavras de sentido semelhante àquela que você selecionou. Algumas vezes, o Word também mostra antônimos, que são palavras de sentido oposto.

Utilizando o dicionário de sinônimos.

2. Clicando na aba “Revisão” e depois no botão “Dicionário de sinônimos”, será aberto um painel lateral, que mostrará várias opções adicionais para a palavra selecionada. Você pode ainda utilizar fontes da internet para procurar o verbete desejado, ou ainda traduzi-lo para uma das línguas disponíveis.

Acessando o Dicionário de Sinônimos através da barra do Word.

3. Ainda na aba “Revisão”, há o botão “Pesquisar”, que abre o mesmo painel. Porém, o botão “Dicionário de sinônimos” direciona a fonte de pesquisa para os sinônimos, enquanto o botão pesquisar deixa selecionada como fonte a opção “Todos os Livros de Referência”.

Barra lateral de pesquisa.

*Perceba que o painel “Pesquisar” possui uma lista de opções, logo abaixo do campo “Procurar por”. Nela, você encontrará os dicionários de sinônimos para as línguas instaladas no Office, bem como a opção de traduzir o que você digitou e procurar a palavra na internet.

Fazer verificações e correções na ortografia e gramática, bem como realizar traduções são tarefas extremamente úteis para quem usa o Office no dia-a-dia. Os recursos ainda não estão confiáveis como se espera desse tipo de ferramenta, mas já são muito melhores do que nas versões anteriores do pacote. Esperamos que nos próximos a Microsoft capriche ainda mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.