E se existisse um Windows 93? Brinque com ele e sofra com os bugs

1 min de leitura
Imagem de: E se existisse um Windows 93? Brinque com ele e sofra com os bugs
Imagem: Windows 93

O Windows 95 estabeleceu um novo parâmetro de qualidade para a Microsoft, que passou a cuidar mais da parte técnica de seus produtos. Antes disso, a quantidade de problemas encontrados nos sistemas operacionais da empresa era absurda — muita coisa simplesmente travava sem sentido ou inutilizava o computador do nada.

Pensando nisso, os artistas Jankenpopp e Zombectro soltaram a imaginação e decidiram fazer um sistema operacional virtual que roda no navegador e simula como seria o Windows 93. Ele nunca existiu, mas seria uma espécie de intermediário entre o Windows 95 e o Windows 3.x. Clique aqui para acessá-lo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O sistema operacional é extremamente psicodélico, mas funciona de verdade. O boot tem o som do PlayStation 1, o Paciência (aqui traduzido como "Solitude") é quase igual ao original, o navegador abre sites normalmente (tente com o TecMundo!) e há até a encenação de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança em ASCII.

Como todo bom e velho sistema operacional antigo, o Windows 93 é cheio de bugs, glitches visuais e até vírus (falsos, claro!) que infestam a sua tela. Caso você queira brincar ao máximo, é possível até abrir uma máquina virtual com o Windows 93 dentro de si mesmo e fazer isso sucessivamente! Se navegar tornar-se impossível, o que pode acontecer a qualquer momento com a Tela Azul da Morte, é só acessar novamente a página inicial do projeto para "resetar" o que você fez e brincar mais um pouco.

O projeto tem várias piadas e até alguns jogos que consomem um pouco de tempo, como um Wolfenstein genérico batizado de “Castle GAFA 3D” — só que o objetivo principal, sem dúvidas, é trazer uma dose de nostalgia misturada com psicodelia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.