Aprenda a jogar qualquer game de Android no seu PC com Windows

3 min de leitura
Imagem de: Aprenda a jogar qualquer game de Android no seu PC com Windows

O Android tem games excelentes em sua loja de aplicativos – esse é um fato que ninguém pode negar. Com vários fatores impulsionam o mercado da jogatina mobile, é cada vez mais comum vermos títulos de excelente qualidade sendo lançados para os telefones celulares. Isso inclui, por exemplo, várias obras consagradas da Gameloft (Dungeon Hunter 5, Asphalt 8, Modern Combat 5) e remakes de séries famosas da Square Enix (Final Fantasy, por exemplo).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda assim, nem tudo são flores. Na maioria das vezes, para rodar esses jogos tão caprichados, é necessário ter um smartphone com um hardware de ponta – o que não é nada barato, especialmente no Brasil. Outro problema é que nem todo mundo consegue se acostumar a jogar para valer em um dispositivo móvel, seja por causa da tela pequena ou pela falta de um feedback tátil para os controles (botões físicos).

Não seria bacana poder se divertir com esses títulos sensacionais no seu computador, que provavelmente tem um monitor gigantesco e configurações robustas? Pois é, agora isso é possível. Neste tutorial, o TecMundo vai ensinar você a usar o Nox App Player, um programa gratuito que emula o Android com perfeição em qualquer máquina com Windows. Dessa forma, você pode rodar seus games favoritos no PC sem gastar um único centavo.

Conhecendo a interface

O primeiro passo é, obviamente, baixar o Nox App Player. Você pode adquiri-lo através do Baixaki; basta clicar neste link. Instale o software no seu computador, certificando-se de que os drivers de sua placa de vídeo estejam atualizados. Execute-o, aguarde o término do carregamento e você conhecerá a interface do programa. Como você pode ver, o visual é idêntico ao de um dispositivo Android de verdade. Porém, é essencial saber o que faz cada um dos pequenos ícones localizados na extremidade direita da tela.

Os botões mais importantes são os seguintes:

  1. Shake (Ctrl + 0): simula uma tremida no smartphone;
  2. Simulate Touch (Ctrl + 1): abre a janela de configurações de toque simulado;
  3. Screen Capture (Ctrl + Z): tira uma print screen;
  4. Virtual Location (Ctrl + 3): configura uma localização virtual (para apps com restrição geográfica);
  5. Volume + (Ctrl + 6): aumenta o volume;
  6. Volume - (Ctrl + 7): diminui o volume;
  7. Video Record: inicia gravação da tela.

Mantenha esse layout em mente e prossiga para baixar os jogos que você deseja adquirir. Para isso, você tem duas opções: é possível tanto baixar arquivos APK na internet e jogá-los dentro da interface do Nox quanto entrar na Google Play e fazer os downloads por lá. Nesse segundo caso, você vai ter que fazer login usando sua conta Google e provavelmente atualizar o Google Play Services.

Configuração de toque simulado

Para fins de teste, baixamos dois títulos pela Google Play: Dr. Driving e The East New World. O segundo é um game do gênero plataforma com muita ação e exploração de cenários. Para jogá-lo corretamente, vamos precisar configurar o toque simulado – ou seja, ao pressionar determinado botão, o Nox App Player vai simular um toque em uma área específica na touchscreen, permitindo que você pressione os botões virtuais e interaja com o game.

É razoavelmente simples fazer isso. Em qualquer momento do game, abra a janela “Simulate Touch”. Clique nos comandos virtuais do game e pressione a tecla que você deseja corresponder ao botão virtual. No exemplo abaixo, configuramos The East New World para o seguinte mapa de teclas: seta direcional esquerda para ir para a esquerda, seta direcional direita para ir para a direita, tecla S para atacar, tecla A para pular e Alt para soltar magias.

Com tudo pronto, clique em “Save” e esse esquema será salvo permanentemente para aquele jogo. Na hora de abrir e navegar por menus, use o mouse para clicar nas opções desejadas. Vale lembrar que o jogo não é pausado enquanto você faz a configuração do toque simulado, logo, saiba que você poderá perder uma partida ou duas enquanto passa por esse processo.

Há alguns games que necessitarão de configurações avançadas. Dr. Driving, por exemplo, pode ser jogado com o giroscópio do celular, inclinando o aparelho para a direita ou para a esquerda para dirigir o veículo. O Nox App Player é capaz de emular esse movimento também; na tela de Simulate Touch, clique no ícone indicado a seguir e configure diferentes teclas para cada inclinação.

O mapa ficou o seguinte: seta direcional para esquerda para ir para a esquerda, seta direcional direita para ir para a direita, tecla A para frear e tecla S para acelerar. Enfim, cada jogo possui um esquema de controles diferentes e você precisa usar a criatividade para configurá-los de acordo com a necessidade. De qualquer forma, com um pouquinho de paciência, você conseguirá jogar qualquer título de Android usando o mouse e o teclado de seu PC.

Você já conhece o Nox App Player, que emula o Android no seu PC? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.