Como colocar sons do Windows 7 no XP

2 min de leitura
Imagem de: Como colocar sons do Windows 7 no XP

Personalize o Windows XP

Caso você já tenha lido o artigo “10 motivos para abandonar o XP” e ainda não esteja convencido a deixar de lado esse sistema operacional tão amado, pode ser que você queira pelo menos dar uma atualizada em alguns detalhes dele. E já que existe um novo esquema de som padrão para o Windows 7, que tal então reproduzir essa “novidade” no seu sistema?

Instalando o pacote de som

A instalação do pacote de sons não tem segredo

Para começar, você precisa baixar o “Windows 7 Sound Pack for XP”, um pacote RAR que contém os arquivos de áudio necessários para essa mudança. Depois de extrair o conteúdo do arquivo, com o WinRAR, por exemplo, execute o arquivo “Windows_7_Sound_Pack.exe”, clicando duas vezes sobre ele.

A instalação é muito simples e não foge do já consagrado next-next-finish. Após o processo, os arquivos WAV estarão na pasta C:\Windows\Media\Media. É importante que esse caminho seja memorizado, pois você precisará dele na próxima etapa.

Configurando o novo esquema de som

Infelizmente, o pacote não traz um esquema de som já configurado, com os arquivos de áudio associados a cada um dos eventos. Portanto, será necessário configurar manualmente cada um deles.

Configure os arquivos usados por cada evento do sistema

Para isso, abra o Painel de controle por meio do Menu Iniciar e, em seguida, clique duas vezes sobre a opção “Sons e dispositivos de áudio”. Selecione, no menu “Esquema de som”, a opção “Sem som”. Dessa forma, ficará mais fácil configurar os novos arquivos.

Depois disso, selecione o evento desejado, na caixa “Eventos de programa”, e, então, clique no botão “Procurar...” para selecionar um dos arquivos de áudio recém-instalados no sistema. Para facilitar a tarefa, preparamos uma pequena lista dos principais itens e arquivos que você deve configurar. Confira:

ItemArquivo
AsteriscoWindows XP Error
Alarme de bateria em nível críticoWindows XP Battery Critical
Parada críticaWindows XP Critical Stop
Aviso sonoro padrãoWindows XP Default
Conexão de dispositivoWindows XP Hardware Insert
Dispositivo desconectadoWindows XP Hardware Remove
Falha de conexão do dispositivoWindows XP Hardware Fail
ExclamaçãoWindows XP Exclamation
Sair do WindowsWindows XP Shutdown
Alarme de bacteria fracaWindows XP Battery Low
Notificação de mensagem novaWIndows XP Notify
Iniciar o WindowsWindows XP Startup

Depois de pronto, você pode salvar essa configuração. Dessa forma, fica fácil voltar a ela sempre que você alterar algum som do sistema. Basta clicar no botão “Salvar como...” e, depois de informar o nome do novo esquema, confirmar clicando em “OK”. Agora você pode alternar entre esse e outros sons de maneira bem mais prática.

Mudança drástica

Windows XP com tema de Windows 7

Quem preferir também alterar o visual do Windows XP, deixando-o parecido com o Windows 7. Aqui mesmo, no Tecmundo, você encontra tutoriais e softwares que tornam essa modificação possível. Dessa forma, você poderá ter um sistema operacional com uma aparência mais moderna e, quem sabe, até enganar alguns amigos e parentes com a “atualização”.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.