Tira-Dúvidas: como rodar Linux direto do CD

1 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: como rodar Linux direto do CD

O Ubuntu é um sistema operacional de código aberto muito usado por ser fácil de manusear. A primeira versão do Ubuntu de 2009, a Jaunty Jackalope 9.04, foi lançada em abril e já está disponível aqui no Baixaki para download. No entanto, alguns ainda possuem dúvidas em relação ao seu funcionamento.

Antes de instalar o Ubuntu, ele disponibiliza uma forma de experimentar esse sistema operacional sem precisar fazer qualquer alteração no computador. Esse recurso é mais conhecido como Live CD e o usuário Nicolas quer saber como isso pode ser feito no Ubuntu. Veja seu email:

“Queria saber se existe alguma maneira de rodar o Linux Ubuntu 9.04 direto no CD e, se existir, poderia me ensinar? Pois o menu de instalação do Linux está em inglês. Desde já, obrigado por tudo Equipe Baixaki!” (Nicolas Tamalu).

A resposta é SIM, o Ubuntu possui uma forma de rodar o sistema diretamente do CD. Para isso, insira o CD do Ubuntu no Drive de CD/DVD e inicie o computador normalmente. Agora, aguarde o sistema apresentar a primeira tela de opções.

Por padrão, o Ubuntu apresenta os menus iniciais em inglês, mas isso pode ser mudado facilmente. Para exibir a janela com os idiomas disponíveis, aperte a tecla F2. Em seguida, selecione a opção “Português do Brasil” e tecle ENTER. Veja como deverá ficar a sua tela:

Tela inicial em português, escolha a primeira opção para o Live CD.

Agora, selecione a opção “Testar Ubuntu sem qualquer mudança no seu computador”. Tecle ENTER e aguarde o sistema carregar a interface. Caso não consiga alterar o idioma por alguma razão, escolha a primeira opção: “Try Ubuntu without any change to your computer”.

Para saber mais informações sobre o Ubuntu, visite o artigo “Como Usar o Ubuntu”. Adicionalmente, leia também a análise desse sistema que fizemos no artigo “Testamos a nova versão do Ubuntu! Descubra o que há de novo em Jaunty Jackalope 9.04”.

Esperamos que suas dúvidas em relação ao Live CD do Ubuntu tenham sido sanadas e, com isso, você possa experimentar o Ubuntu antes de decidir instalá-lo por completo no computador. A Equipe do Baixaki agradece o contato e até a próxima.

Tire suas dúvidas conosco.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.