Dicas do Windows: Como modificar ações para determinadas extensões de programas

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows: Como modificar ações para determinadas extensões de programas

Acessado por meio do botão direito do mouse (na maioria dos casos), o menu de contexto do Windows traz uma série de facilidades com relação ao acesso das funções que podem ser aplicadas a alguns arquivos. Por meio desta espécie de atalho, você encontra opções como "abrir", “abrir com”, "editar", “explorar”, "imprimir", entre várias outras.

Você já quis efetuar algumas destas funções com seu programa preferido e ao invés disto outro foi iniciado? Isto às vezes acontece porque normalmente a associação de um programa com determinada extensão de arquivo é feita no momento da instalação do programa. Muitas das funções que podem ser aplicadas também acabam por ser definidas da mesma forma.

Em alguns casos, quando um novo programa é instalado, ele acaba trocando todas as extensões dos arquivos relacionados a ele sem ao menos perguntar se você aprova esta ação. Muitas vezes, para testar programas novos, pode ocorrer de se associar determinada extensão com um programa por certo período de tempo, mas acabamos por desinstalá-lo ou não gostar de seu funcionamento.

Seja qual for o caso, se por quaisquer motivos você quer trocar as associações feitas, isto pode ser feito de forma bem simples e rápida por meio de um pequeno aplicativo, de modo a resolver possíveis problemas causados por alguma das situações citadas ou para mudar a preferência para um programa mais utilizado. Para isto, você vai precisar do Types.

Contando com uma interface bem amigável e dispensando instalação, o  Types lista os tipos de arquivos utilizados em seu computador e os programas a quem eles estão associados para determinadas ações.

Interface do programa exibindo as extensões

Para selecionar a extensão a ser alterada, basta dar um clique duplo sobre ela. Na aba “Actions”, são exibidas todas as ações registradas para a extensão correspondente. Então, para modificar o programa utilizado para alguma ação, selecione-a e defina o novo programa escrevendo o caminho dele.

Modificando o programa para determinada ação

Também é possível definir qual será a ação primária a ser tomada quando arquivos daquela extensão forem selecionados. E, caso deseje, também é possível excluir qualquer uma das ações.

Definindo a ação primária

O Windows disponibiliza uma forma de associar extensões de arquivos com programas e o Baixaki tem um tutorial explicando como fazer isto.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.