Ative e desative o firewall do Windows XP com apenas um clique

1 min de leitura
Imagem de: Ative e desative o firewall do Windows XP com apenas um clique

Você já deve ter tido problemas com programas que não funcionavam direito ou não eram executados por estarem bloqueados pelo firewall do Windows. Por questões de segurança, é sempre recomendado manter os aplicativos de proteção nativos do sistema em funcionamento.

O problema é que alguns programas simplesmente se negam a funcionar com o firewall ativado. Então, para que tudo seja executado sem problemas, é preciso fazer todo o processo de:abrir o Painel de Controle, procurar pela opção de configuração do firewall, desativá-lo e, depois que não for usar o aplicativo, ativar novamente o mecanismo de segurança. Ufa, quanta coisa.

Mas, para facilitar a vida de todos, é possível adicionar uma opção para ativar e outra para desativar o firewall do Windows, bem ao alcance do mouse. Com apenas um clique você consegue erguer as defesas do computador, ou deixá-lo um pouco mais vulnerável pelo tempo que desejar.

Siga o passo-a-passo logo abaixo para criar estes atalhos sem problema! Vamos lá então?

ATIVANDO

Criando um atalhoPrimeiro passo: criando um atalho

A primeira coisa que deve ser feita é a criação de um atalho na Área de Trabalho para os comandos. Para isso, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar de seu Desktop, escolha a opção “Novo” e em seguida clique em “Atalho”. Aguarde um pouco até que uma nova janela se abra.

Segundo passo: inserindo comando

A nova tela exibida permite que você adicione atalhos não só para comandos do Windows como também para sites, pastas, etc. No campo “Linha de comando” digite o comando a seguir:

“netsh firewall set opmode enable”.

Para concluir o processo, clique em “Avançar >”. Na tela seguinte, coloque o nome pelo qual você conseguirá identificar a funcionalidade do atalho criado. Finalmente, pressione o botão “Concluir” a fim de finalizar a tarefa.

Digite o atalho no campo apropriado

DESATIVANDO

Para facilitar a desativação do firewall, repita os dois passos descritos acima, mas troque o comando citado por:

“netsh firewall set opmode disable”.

Lembre-se também que é preciso dar nomes distintos para os atalho criados, caso contrário o sistema mostrará uma mensagem de erro e finaliza a atividade sem que ela tenha sido concluída.

Troque o comando para criar um atalho de desativação

Muito simples de fazer, não?! Espero que tenham gostado e que isto ajude vocês a poupar alguns minutos e cliques na hora de desativar o serviço de firewall do Windows. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.