O Windows possui uma função bastante interessante chamada Gerenciador de Tarefas (acessado através do famoso atalho CTRL + ALT + DEL).

Através dele você pode encerrar programas de forma direta, o que é bastante útil no caso de aplicativos que estão travados.

Contudo, em computadores públicos esta opção poderá ser utilizada de maneira equivocada, o que pode gerar alguns transtornos. Estas dicas então são direcionadas a usuários mais avançados, administradores de rede ou então para ser utilizada em algum computador utilizado por diversas pessoas.

AVISO

É importante ressaltar mais uma vez que este artigo não se destina a usuários iniciantes, pois estas modificações alteram uma função original e muitas vezes essencial do Windows XP. O uso das informações aqui expostas fica por conta e risco de cada usuário.

Desativando o Gerenciador de Tarefas

Então, sem mais delongas, vamos verificar como funciona a desativação do Gerenciador de Tarefas do Windows XP. Para realizar esta alteração você deverá acessar o editor de registros do Windows. Faça isso indo em Menu Iniciar > Executar e digite o comando regedit.

Regedit

O editor de registro será aberto e então acesse o seguinte caminho: HKEY_CURRENT_USER > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Policies > System. No menu System, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Exportar. Isso irá criar uma cópia de segurança do registro. Caso aja algum problema com este registro, é só restaurá-la.

Crie uma cópia de segurança do registro antes de modificá-lo

Agora sim vamos desbloquear o Gerenciador de Tarefas. O que você precisa fazer é apagar o valor de nome DisableTaskMgr e então criar um novo (Botão direito do mouse > Novo > Valor DWORD) com o mesmo nome, DisableTaskMgr, e inserir o valor 1 no campo Dados do valor. Clique em OK para confirmar.

Editar valor DWORD

A partir de agora, sempre que alguém tentar acessar o Gerenciador de Tarefas do Windows, receberá o aviso “O ‘Gerenciador de tarefas’ foi desativado pelo administrador”.

O Gerenciador de tarefas desativado pelo administrador

Reativando o Gerenciador de Tarefas

Para reativar esta função, acesse novamente o caminho HKEY_CURRENT_USER > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Policies > System e então clique com o botão direito do mouse no valor DisableTaskMgr e vá em Modificar. Altere o valor para 0, confirme e pronto, o Gerenciador de Tarefas estará disponível novamente.

Editar valor DWORD

Este foi mais um tutorial do Baixaki para facilitar a vida informática de nossos usuários. Espero que as informações tenha sido passadas de maneira clara e possam ser aproveitadas. Tenham um bom restante de semana. Um abraço e sejam felizes.

Cupons de desconto TecMundo: