Se você acabou de adquirir um computador ou está nos seus planos comprar uma nova máquina até o final de 2009, fique ligado: você pode ter acesso à licença do Windows 7 gratuitamente e ainda receber em sua casa o DVD original do produto.

Porém, antes de tudo, é preciso estar atento a algumas especificações técnicas e prazos para que você possa migrar de sistema operacional com segurança. O Portal Baixaki apresenta para você um passo a passo para o upgrade do seu Windows Vista para o Windows 7.

Data de aquisição do produto

A opção de upgrade para o Windows 7 está sendo ofertada graças a uma parceria entre a Microsoft e algumas empresas fabricantes de hardware. No entanto ele está disponível apenas para usuários que adquirerem computadores equipados com o Vista Home Premium, Vista Business e Vista Ultimate entre os dias 26 de junho e 31 de dezembro. Caso sua máquina esteja equipada com as versões Vista Starter ou Windows Vista Home Basic não há nenhum upgrade disponível.

Como é feita a atualização?

O upgrade será habilitado apenas dentro de uma mesma categoria. Um exemplo: se a máquiba adquirida possui o Vista Home Premium, sua atualização será para a versão Home Premium do Windows 7. O mesmo vale para versões 32 bits e 64 bits.

 

DellHPIntelbrás
ItautecLGMegaware
 
PositivoSony 

 

A aquisição da nova licença é gratuita e não há custo nenhum sobre ela. No entanto, como não há opção de download do programa, você receberá um DVD com o programa em sua casa. O envio é feito pelas empresas fabricantes e, cada uma delas, cobra uma taxa por esse envio – em média R$ 30,00.

De olho no fabricante

Como a parceria é entre a Microsoft e os fabricantes, se você adquiriu apenas um Windows Vista original não há nenhuma opção para upgrade. Da mesma forma, se você montou o seu computador com peças avulsas, também não é possível atualizar o sistema operacional sem pagar nada por isso.

Para agilizar esse processo diversas empresas fabricantes criaram páginas especiais sobre os procedimentos. Confira o link para a páginas de algumas delas. Caso você não encontre o fabricante do seu computador na lista, a melhor coisa a fazer é acessar o site da empresa ou entrar em contato com ela por meio dos Serviços de Atendimento ao Consumidor.

Cupons de desconto TecMundo: