Como arrumar as miniaturas de arquivos nas pastas do Explorer

1 min de leitura
Imagem de: Como arrumar as miniaturas de arquivos nas pastas do Explorer

As miniaturas de ícones e imagens das pastas do Explorer do Windows, também conhecida como “thumbs”, é uma forma de identificar o tipo de arquivo através de uma forma gráfica. Porém, em alguns casos, o Windows embaralha os arquivos e mostra ícones diferentes da sua realidade.

As imagens que vemos nessas miniaturas são ícones armazenados em um cachê especial que, algumas vezes, fica corrompido e mistura todas as imagens das miniaturas. Com isso, uma pasta repleta de arquivos de imagens pode aparecer com o ícone do Windows Media Player, por exemplo.

Se esse é o seu caso e isso o incomoda muito, existe uma forma simples de solucioná-lo. Para isso, é necessário fazer uma limpeza no cachê do sistema e excluir os arquivos responsáveis pelas miniaturas. Veja abaixo como realizar esta limpeza:

1 – No menu iniciar, procure pela ferramenta “Limpeza de Disco” e clique no ícone.

Procure pela ferramenta de limpeza de disco.

2 – Aguarde o sistema calcular o espaço que será liberado. Em seguida, aparecerá uma lista com os itens que podem ser excluídos do sistema, como itens da lixeira, arquivos temporários, entre outros.

Limpeza geral no disco pode melhorar o desempenho do computador.

3 – Procure pelo item “miniaruas” e selecione a caixa de opções referente a ele. Caso queira aproveitar a ocasião, selecione os itens de lixeira e arquivos temporários para deixar o computador mais limpo.

4 – Depois de terminar as seleções, clique em OK e aguarde o sistema excluir os arquivos.

Aguarde terminar a exclusão e verifique novamente as pastas.

Abra novamente a pasta com as miniaturas e aperte a tecla F5 do teclado. Isso deve resolver o problema, pelo menos temporariamente, ou então, reinicie o computador. Caso isso volte a acontecer, faça o mesmo procedimento e verifique periodicamente se existem atualizações para seu sistema operacional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.