Em algumas situações, como no caso de uma atualização ou instalação de um novo programa, o Windows exige que computador seja reiniciado para que algumas alterações façam efeito. Isso acontece porque o Explorer está ativo no momento dessa alteração e isso obriga o usuário a reiniciar todo sistema para que ele atualize.
Isso pode ser bastante incômodo caso você esteja no meio de uma tarefa importante e urgente que não pode ser encerrada, como um download gigantesco que está por terminar. Nessas situações, é possível reiniciar o Explorer sem precisar reiniciar todo sistema operacional. Veja como fazer isso nos passos a seguir:
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1. Salve todos os documentos abertos e feche todas as janelas do Explorer (pastas de arquivos). De preferência, procure testar essa dica quando você não estiver fazendo coisas tão importantes, isso evita que imprevistos ocorram durante o processo.
2. Abra o menu iniciar e pressione as teclas CTLR+SHIFT enquanto você clica com o botão direito do mouse em qualquer parte vazia do menu iniciar (região em vermelho). Em seguida, clique na opção “Sair do Explorer”.
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Todas as barras e janelas do Explorer abertas serão fechadas automaticamente, mas não se assuste, nós apenas o desativamos por hora.
3. Para reativar o Explorer, pressione as teclas CTLR+SHIFT+ESC ao mesmo tempo para abrir o Gerenciador de Tarefas. Ele mostrará todos o processos abertos, caso exista. Depois, na aba “Aplicativos”, clique no botão “Nova Tarefa...”, localizado na parte inferior direita da janela.
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4. Em seguida, surgirá uma nova janela com um campo semelhante à função “Executar”. Nela, digite o texto explorer.exe e clique em OK.
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Pronto! Toda interface gráfica do Windows Explorer voltará a funcionar com as alterações atualizadas. Porém, lembre-se que esse procedimento só funciona para processos que são diretamente influenciados pelo Explorer. Isso pode economizar tempo e evitar que outros processos sejam encerrados só por causa de uma alteração do Explorer.
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