Dicas do Vista: como criar menus na Inicialização Rápida

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Vista: como criar menus na Inicialização Rápida

Sua barra de tarefas pode se tornar uma dor de cabeça, ao invés de facilitar a operação do PC, se a quantidade de ícones na inicialização rápida for muito grande. Existem várias maneiras de deixá-la em ordem, como alterar a posição e o tamanho da barra, criar pastas para agrupar certos tipos de atalhos e arquivos e criar menus para que não seja aberto o Windows Explorer quando você clicar nos ícones das pastas.

Neste artigo, mostraremos como criar tais pastas e onde editar o registro do sistema para habilitar o menu, dispensando a abertura do Windows Explorer para ver seus conteúdos.

ATENÇÃO: siga os passos exatamente como mostrados e não faça mais nenhuma alteração no registro, pois você pode fazer com que programas ou até o próprio sistema pare de funcionar.

Criando pastas na inicialização rápida

1. Se sua Barra de Tarefas estiver bloqueada, clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia e depois na opção “Bloquear a Barra de Tarefas” para desmarcá-la.

Desbloqueando a Barra de Tarefas

*Perceba na imagem abaixo a diferença de aparência entre a Barra de Tarefas bloqueada e desbloqueada.

Bloqueada acima, desbloqueada abaixo.

2. Clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia da Inicialização Rápida e, no menu que se abrirá, clique no item “Abrir Pasta”. Isso fará com que uma janela do Windows Explorer seja aberta, já com a pasta onde são salvos os atalhos da Inicialização Rápida (“Quick Launch”).

Abrindo a pasta Quick Launch

3. Clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia da janela e, no menu que será exibido, aponte para o item “Novo” e, no submenu, clique na opção “Pasta”.

Criando pastas na Inicialização Rápida.

Perceba que no exato momento em que você cria uma pasta, ela já aparece na sua na área de Inicialização Rápida. Você pode criar quantas pastas quiser, dependendo de sua necessidade. No nosso caso, criamos uma pasta chamada “Redação” para guardar os atalhos relacionados aos artigos do Baixaki.

Transformando pastas em menus

1. Clique no botão “Iniciar” e digite “regedit” (sem aspas). Tecle ENTER.

2. Localize a chave do registro abaixo:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced

3. Clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia, aponte para “Novo” e clique no item “Valor DWORD (32 bits)”.

Criando o valor no registro.

4. Digite o nome “CascadeFolderBands” (sem aspas) para o novo valor e dê ENTER.

Nomeando o valor do registro

5. Tecle ENTER novamente para abrir a janela de edição do valor e, no campo “Dados do Valor”, digite “1” (sem aspas) e dê OK.

Definindo o texto do valor como 1

6. Faça logoff e login novamente.

Veja que agora os ícones de pastas da Inicialização Rápida estão com mais espaço entre eles e os outros ícones. O espaço à direita de cada pasta serve para que você clique e o menu seja exibido.

*Se você clicar em cima do ícone, a janela do Windows Explorer será aberta com o conteúdo da pasta.

Este recurso é extremamente útil para que costuma criar vários atalhos na Inicialização Rápida, para poder iniciar mais rápido seus programas, já que o Menu Iniciar não oferece muita agilidade quando o ambiente necessita de mais rapidez no acesso aos programas mais corriqueiros do usuário. A dica acima deve ajudar você a ser rápido e também a organizar seus ícones. Gostou? Então fique à vontade para comentar!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.