Quem mexeu nos meus arquivos compartilhados?

1 min de leitura
Imagem de: Quem mexeu nos meus arquivos compartilhados?

Vamos supor que você mantém boa parte dos seus arquivos nas pastas compartilhadas de rede. Ou melhor, vamos admitir que este seja um fato verdadeiro e que todos os seus arquivos importantes estão na pasta de rede. Mesmo que você confie nas pessoas que tem acesso à sua rede, é importante manter um controle de quem está acessando estes arquivos e quais mudanças estão sendo feitas. Assim, você evita dores de cabeça que poderiam arruinar o seu dia.

Com o Windows Vista é muito fácil descobrir quem mexeu ou está mexendo nos seus arquivos. Acesse o Painel de Controle e clique em “Ferramentas Administrativas”, depois clique em “Gerenciamento do Computador”. Nesta janela, você verá uma série de opções do lado direito da tela. Clique em “Pastas compartilhadas” para saber quem está mexendo em qual arquivo ou pasta que esteja no seu computador.

Se você clicar em “Compartilhamentos” verá quais diretórios estão compartilhados em rede. Não se assuste ao ver as unidades “C:/” e “D:/” nesta lista. Por uma definição padrão, o Windows sempre compartilhará estas unidades, porém o visitante só pode visualizar o conteúdo e talvez modificar alguma coisa se você fornecer uma senha a ele. Do contrário, seus arquivos continuarão sãos e salvos!

Uma dica para saber quais diretórios tem acesso restrito é observar o sinal $ no nome do diretório. Por exemplo “C$”, “D$”, “Meus Documentos$”, requerem senha para acesso. Note que na janela de controle de Arquivos Abertos você pode ter acesso ao tempo de conexão do usuário com a sua pasta. Muito bem, caros internautas, agora vocês já sabem como descobrir quem mexeu nos seus arquivos, o tempo e quais deles estão ou não protegidos por senha, já pode cuidar melhor da sua rede!

Até a próxima dica!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.