Vamos supor que você estava trabalhando em um projeto importante há uma semana, mas hoje quando foi ligar o computador o arquivo sumiu. Tudo o que você tinha atualizado nesses últimos dias de repente se perdeu e o Windows parece ter rebobinado o tempo e "esquecido" de tudo. E agora? Você não fez backup. Como conseguirá recuperar?

Se você possui a versão Business, Enterprise ou Ultimate do Windows Vista, fique tranqüilo. Nesses modelos há um recurso chamado Shadow Copy, ou Cópias de Sombra, que diariamente realiza cópias de seus arquivos importantes de forma automática. No entanto, é preciso saber manusear essa ferramenta. E não é difícil, vejamos abaixo.

Como usar as cópias de sombra para restaurar informações perdidas

Para ilustrar o caso, vamos utilizar outro exemplo. Dessa vez, você está trabalhando num texto com um conteúdo importantíssimo.

Seu arquivo original antes de ser substituído...

Agora você voltou e usou o texto original como base para anotar outros assuntos menos importantes. Na hora de salvar, invés de selecionar a opção "Salvar como..." você se distraiu e clicou em "Salvar", substituindo assim as informações do arquivo.

Sem querer você salvou em cima do original. E agora?

Veja a seguir como é simples recuperar a versão de “backup” do texto importante.

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo atual e selecione Propriedades. Depois vá até a aba Versões Anteriores.

Recuperando seu arquivo com o Shadow Copy

Uma lista com as versões anteriores do arquivo ficará disponível, incluindo backups e cópias de sombras. Clique sobre o desejado e escolha "Restaurar". Depois confirme a operação e pronto. Apenas tome cuidado para não descartar o conteúdo atual também. Você pode, e deve, salvá-los como arquivos diferentes!

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