NFC: a grande estrela do Windows Phone 8

1 min de leitura
Imagem de: NFC: a grande estrela do Windows Phone 8

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Essa é, sem dúvidas, a semana da Microsoft. Depois de surpreender o mundo com o Surface, a companhia decidiu mostrar alguns dos recursos do Windows Phone 8, a nova versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis. E entre todas as novidades apresentadas, a mais impressionante foi a de que os aparelhos terão suporte ao chamado Near Field Communication (NFC).

Mas o que é isso? Como o próprio nome sugere, trata-se de uma tecnologia de comunicação de dispositivos por meio de uma simples aproximação. De forma resumida, é como se você pudesse enviar os dados de um smartphone para outro somente encostando-os. Apesar de parecer algo futurista, a Microsoft mostra que é real e que isso estará em nossas mãos em breve.

Em relação ao NFC, o Windows Phone 8 trará várias possibilidades. Como apresentado durante a conferência da empresa no início da tarde desta quarta-feira (20), você poderá desde extrair conteúdo de revistas e outras peças publicitárias para seu celular — como em uma evolução dos QR Codes — até realizar transações comerciais sem precisar de dinheiro ou um cartão de crédito. Em tese, é como se o seu smartphone fosse a moeda virtual aceita em qualquer estabelecimento.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Outra novidade apresentada pela Microsoft é o Tap + Send, que usa essa comunicação por proximidade para transferir dados a partir de um simples contato de equipamentos. Um exemplo citado — e que certamente será uma das principais aplicações futuras — é a troca de cartões comerciais. Em vez de executivos distribuírem os famosos business cards, basta que eles simplesmente coloquem seus celulares dentro de um raio de alcance para que o contato seja trocado.

O mesmo acontece entre diferentes tipos de dispositivos. Se você tem um smartphone e um tablet com Windows Phone 8, a troca de informações se torna muito mais fácil e rápida. Esqueça os cabos e o intermédio do computador para enviar uma foto ou outro arquivo de um para outro: o NFC será o único mediador necessário.

Fonte: Engadget, The Verge

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.