Melhores apps de Windows Phone: 23/04/2015

9 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 23/04/2015
Imagem: Windows Central

Se você acha que 10 aplicativos é muito pouco, comemore: nesta edição de nossa tradicional seleção de melhores programas e jogos para Windows Phone, trazemos nada menos do que 12 dicas imperdíveis para você dar aquele upgrade merecido em seu aparelho!

Entre eles, podemos destacar alguns utilitários realmente úteis – como o identificador de chamadas Truecaller, que acabou de receber um update sensacional – e jogos capazes de agradar a gregos e troianos.

A maioria dos programas citados neste artigo podem ser instalados em aparelhos com apenas 512 MB de memória RAM, sendo compatíveis inclusive com modelos mais antigos e modestos equipados com o sistema operacional da Microsoft.

Como sempre, para baixar os softwares abaixo, basta clicar em seus nomes ou ler os devidos códigos QR diretamente através de seu telefone celular. É importante ressaltar que alguns dos apps selecionados são exclusivos para usuários dos Estados Unidos; sendo assim, é necessário alterar a região de sua Windows Phone Store para conseguir acessá-los. Caso não saiba como efetuar tal configuração, clique aqui e confira um tutorial completo que preparamos para você. Divirta-se e até a próxima semana!

APLICATIVOS

6discover

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

O programador francês Rudy Huyn é um verdadeiro ídolo entre os usuários do Windows Phone: ele é responsável por criar fantásticos clientes não-oficiais para serviços que não lançaram (ou demoraram demais para fazer isso) aplicativos oficiais para o SO. Trata-se do desenvolvedor por trás do 6tag, 6tin, 6sec e 9gag, entre outros softwares de sucesso. Desta vez, o europeu reforça seu talento lançando o 6discover, um leitor de notícias inspirado no serviço Discover (lançada em janeiro deste ano pelo Snapchat).

Com ele, você consegue acompanhar as principais notícias publicadas por renomados veículos internacionais como MTV, CNN, Cosmopolitan, National Geographic, Yahoo!, Vice e diversos outros. Os conteúdos são separados em “edições” (como ocorre em uma revista ou jorn al físico), sendo que uma nova edição é disponibilizada a cada 24 horas. Totalmente gratuito, o app possui uma interface invejável e não é necessário sequer fazer login para começar a utilizá-lo.

1Password Alpha

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Disponível para múltiplas plataformas, o aclamado gerenciador de senhas 1Password finalmente faz sua estreia no Windows Phone. Vale observar, porém, que o aplicativo ainda está em fase Alpha – ou seja, espere encontrar alguns bugs e enfrentar instabilidades enquanto utiliza o software em seu smartphone. Além disso, o app é exclusivo para a versão 8.1 do sistema operacional da Microsoft.

Se você ainda não conhece o 1Password, segue um rápido resumo: trata-se de um serviço multiplataforma capaz de criar uma senha alfanumérica extremamente forte e aplica-la para diversos sites e aplicativos que você utiliza frequentemente, facilitando a vida do usuário (que não precisa mais ficar se lembrando de dezenas de passwords distintas).

AppLock

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

É perfeitamente normal que todos nós tenhamos fotos, vídeos e outros documentos sigilosos que não queremos que caiam nas mãos erradas. O AppLock é uma ferramenta excelente para prevenir que xeretas acabem acessando esse tipo de arquivo em seu dispositivo móvel. Totalmente gratuito, o software consegue proteger seus dados mais preciosos com uma senha de sua escolha: até que tal password seja informada, os itens ficarão escondidos.

É importante ressaltar que o AppLock protege apenas imagens e vídeos, não sendo capaz de trabalhar com outros tipos de arquivos ou trancar apps de terceiros. O que ele faz é criar uma espécie de armazém virtual criptografado no qual ficam guardados os documentos que você considera importantes, impedindo o acesso de pessoas não-autorizadas. O software é exclusivo para o Windows Phone 8.1.

Talking Tom 2

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

É até difícil encontrar alguém que nunca tenha ao menos ouvido falar sobre o Tom, o gato falante que conquista a internet desde o nascimento dos “celulares inteligentes”. Com o lançamento de Talking Tom 2, os usuários do Windows Phone também podem se divertir com o felino: converse com ele, participe de brincadeiras diversas, cutuque-o e participe de diversos mini games para ganhar moedas de ouro como recompensa.

Também é possível personalizar seu Tom com roupas e acessórios variados, assim como decorar seu apartamento adquirindo móveis e variados itens de decoração. Caso seu aparelho possua 1 GB de memória RAM, você pode gravar as ações mais engraçados do seu mascote e enviar e compartilhar o vídeo com seus amigos através das redes sociais, além de publicá-lo diretamente na sua conta do YouTube.

Truecaller

  • Gratuito
  • Windows Phone 7.5 ou superior
  • RAM: 512 MB

O Truecaller para Windows Phone não é exatamente um aplicativo novo, mas merece aparecer aqui novamente por conta da recente atualização que ele recebeu. Em sua versão 5.0, o mais famoso identificador de chamadas do mercado teve sua interface completamente remodelada e recebeu inúmeros aprimoramentos técnicos – como compatibilidade com a assistente pessoal Cortana e live tiles que exibem notificações importantes na tela inicial de seu dispositivo móvel.

Dotado de um vasto banco de dados que inclui contatos do mundo inteiro, o Truecaller é capaz de identificar números desconhecidos no mesmo momento em que eles ligam para você. Com isso, é possível – por exemplo – escapar daquela empresa de telemarketing que está insistindo para que você compre um determinado produto. O melhor de tudo é que o software é totalmente gratuito e compatível até mesmo com a clássica edição 7.5 do sistema operacional Windows Phone.

MeeDJ

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Quer se tornar um DJ profissional com uma ajudinha da tecnologia? O MeeDJ é um software gratuito desenvolvido com o auxílio de um profissional com vasta experiência nessa arte. Com uma interface caprichada e intuitiva, o app permite que você crie seus próprios remixes usando canções armazenadas na memória interface de seu aparelho ou em sua conta do OneDrive (antigo SkyDrive). Faça scratches, brinque com ajustes de som e aplique uma infinidade de efeitos bacanas.

Suas obras musicais podem ser compartilhadas com os amigos através de redes sociais e, caso você esteja disposto a adquirir um bundle com funcionalidades premium para o aplicativo, é possível até mesmo acompanhar a resposta do público aos seus trabalhos (reproduções, curtidas, compartilhamentos, retweets etc.). Totalmente personalizável, o MeeDJ é o utilitário perfeito para quem gosta de brincar com músicas.

ModernMusic

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Mais um software para quem já está cansado do reprodutor de músicas nativo do Windows Phone. O ModernMusic possui uma interface arrojada e cujas cores podem ser alteradas ao gosto do usuário. Devidamente traduzido para o português do Brasil, o app se destaca por ser capaz de criar listas de músicas temporárias que não são salvas no dispositivo (diferindo-as das clássicas playlists).

Além disso, ele é consegue fazer scrobbling das músicas que você ouve para a sua conta do Last.FM, caso você ainda utilize tal rede social. Os desenvolvedores responsáveis pelo ModernMusic prometem adicionar recursos ainda mais bacanas nas próximas atualizações do aplicativo. É importantíssimo observar que o programa não é capaz de reproduzir arquivos protegidos por Digital Rights Management (DRM).

JOGOS

Smash Champions

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Dos mesmos criadores de Subway Surfers, Smash Champions é um jogo online que coloca você no papel de um respeitado treinador. Sua missão é acompanhar uma série de lutadores – todos animais – e transformá-los em verdadeiros campeões. O game se divide em duas jogabilidade distintas: em determinados momentos, o jogador se responsabiliza por treinar seus personagens em puzzles divertidos que lembram muito o clássico Fruit Ninja.

O grande destaque de Smash Champions, porém, são as batalhas online nas quais você pode desafiar seus amigos para ver quem é o lutador mais forte da área. Conforme você progride no jogo, novos campeões vão sendo desbloqueados, sendo possível adquiri-los para sua equipe e customizá-los com uma grande variedade de roupas e acessórios distintos. Smash Champions é totalmente gratuito, sendo monetizado através de banners publicitários.

Momentum Racing

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Momentum Racing é um jogo de corrida gratuito desenvolvido pela No Brakes Games e que utiliza o acelerômetro de seu aparelho para transformá-lo em um volante virtual. A primeira coisa que você deve fazer ao iniciar sua aventura aqui é adquirir seu primeiro veículo – existem dezenas de carros disponíveis na loja digital do game, sendo que cada um deles pode ser personalizado livremente utilizando o dinheiro recebido como prêmio para as corridas.

Mas não pense que Momentum Racing é um título em que você deve simplesmente vencer um campeonato ou coisa do gênero. O jogador a desafiado a manter uma carreira, enfrentando uma grande variedade de missões e circuitos distintos (que são separados em diferentes temporadas). Cada temporada possui ainda um “desafio de chefe”, que nada mais é do que um desafio ainda mais complexo que marca o término daquela seção.

Pipeman 2 Free

  • Gratuito
  • Windows Phone 7.5 ou superior
  • RAM: 512 MB

Gosta de puzzles desafiadores? Pipeman 2 é um título desenvolvido especialmente para quem gosta de games casuais com uma jogabilidade fácil de aprender, mas que nem por isso deixam de ser difíceis. Sua missão aqui é muito simples: tudo o que você precisa fazer é ordenar as peças distribuídas em cada nível para montar um encanamento perfeito, possibilitando um perfeito fluxo de água. Para isso, basta usar o dedo para movimentar os canos e encaixá-los da forma apropriada.

Não há limite de tempo ou jogadas em Pipeman 2: você pode pensar tranquilamente antes de efetuar qualquer ação. Porém, há um cronômetro registrando quantos minutos e segundos você leva para concluir os puzzles, assim como um contador que exibe a quantia de movimentos utilizados. Dessa forma, Pipeman 2 é um game no qual o jogador desafia a si próprio, tentando sempre bater seu recorde pessoal de tempo e número de movimentos utilizados para cada nível.

Trolls vs Vikings

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 1 GB

Os impiedosos vikings estão invadindo os territórios dos trolls e é sua missão impedi-los! Monte seu próprio exército de guerreiros corajosos e enfrente hordas de inimigos neste divertido tower defense. Com uma mecânica que lembra muito a franquia Plants vs Zombies, Trolls vs Vikings oferece mais de 70 missões no Story Mode – o equivalente a cerca de 20 horas de jogatina.

Além de dezenas de tipos de oponentes, você deve enfrentar também batalhas contra deuses nórdicos como Thor e Odin. Utilize os recursos sociais para interagir com seus amigos e desafiá-los também para guerras épicas! E caso você tenha achado o game fácil demais, basta ativar o modo Hard que é desbloqueado depois da primeira vez que a aventura é concluída: nele, os oponentes se tornam ainda mais fortes e os recursos para seu exército se tornam escassos, dificultando sua sobrevivência.

Prime World: Defenders

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Mais um tower defensa para quem gosta de games com bastante foco em jogadas estratégicas. Em Prime World: Defenders, você precisa gerenciar exércitos de guerreiros e magos para impedir que os inimigos invadam o seu reino. Para isso, é necessário erguer gigantescas torres e aprimorá-las usando uma série de upgrades distintos. Também existem 13 magias diferentes à sua disposição, sendo essenciais para eliminar hordas de oponentes ao mesmo tempo.

Além disso, Prime World: Defenders coloca o jogador contra uma série de chefões. É possível ainda compartilhar seu progresso no Facebook para mostrar aos seus amigos o quão invencível é o seu exército medieval. Apesar de ter gráficos sensacionais e uma jogabilidade bem complexa, o game é bastante leve e pode ser instalado até mesmo em dispositivos modestos, equipados com apenas 512 MB de memória RAM.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.