A Microsoft introduziu no Windows Phone 8.1 GDR2 ou Update 2 uma nova ferramenta de proteção para o sistema: o “Reset Protection”, que funciona basicamente como uma trava antirroubo que impede um celular furtado de ser utilizado para qualquer fim. Até o momento, só os Lumia 735 e 830 estão confirmados para receber essa atualização, entretanto.

O dispositivo basicamente se torna um peso de papel depois que o dono reporta o roubo. Não é possível nem mesmo reinstalar o sistema ou fazer qualquer truque de software para restaurar o smartphone. Isso deve desencorajar o roubo de celulares dessa plataforma e ainda proteger os dados dos usuários, que não terão informações sensíveis vazadas nessas situações.

Contudo, caso o dono reencontre seu dispositivo roubado ou perdido, ele poderá entrar em contato com a fabricante para pedir o desbloqueio. Esse procedimento será feito pela própria Microsoft mediante provas de que o smartphone realmente pertence ao requerente do desbloqueio.

A Microsoft prometeu a inclusão dessa ferramenta de segurança em sua plataforma desde o ano passado, quando o iOS e o Android passaram a adotar abordagens mais seguras nessa mesma linha. Fora isso, como a novidade já está presente no Update 2 do WP8.1, é natural que ela também faça parte do Windows 10 para smartphones quando for finalmente lançado.

Cupons de desconto TecMundo: