O mês de fevereiro começou de forma agitada para os usuários do sistema operacional Windows Phone. Para a surpresa de todos, dois programas famosos e consagrados – o TeamViewer e o Opera Mini – voltaram a ser disponibilizados na loja de aplicativos do SO após terem sido removidos sem nenhuma explicação cabível. Temos ainda o lançamento de vários softwares extremamente úteis, como um utilitário de limpeza capaz de dar uma turbinada no seu smartphone.

Para baixar os apps listados abaixo, basta clicar em seus títulos ou ler os códigos QR com seu dispositivo móvel. Vale a pena lembrar que alguns programas selecionados neste artigo são exclusivos para cidadãos dos Estados Unidos, e, consequentemente, será preciso alterar a região de sua Windows Phone Store para conseguir acessá-los. Caso não saiba como efetuar tal configuração, clique aqui e confira um tutorial completo que preparamos para você.

E lembre-se: caso não consiga executar um aplicativo em um aparelho teoricamente compatível (com a quantidade correta de memória RAM e a versão apropriada do sistema operacional), entre em contato conosco pelo campo de comentários ou pela ferramenta de colaboração do leitor para que possamos alterar o artigo. Divirta-se e até a próxima semana!

APLICATIVOS

TeamViewer

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Ele voltou! Presente em inúmeras plataformas e considerado por todos o melhor cliente de acesso remoto que existe, o TeamViewer permite que você acesse o seu computador – ou o de um amigo – a partir de qualquer lugar do mundo e até mesmo por meio de um dispositivo móvel, como seu Windows Phone. Através deste app oficial (que está totalmente em português), você consegue dar suporte espontâneo para familiares e colegas, assim como acessar sua própria máquina de casa de uma forma simples e segura.

O TeamViewer é compatível com os três SOs mais famosos para desktop (Windows, Mac OS X e Linux), protege as conexões com criptografia dupla (AES 256 bits e chave RSA 2048 bits), suporta computadores com múltiplos monitores e é capaz de ligar um PC remotamente por meio do recurso Wake-On-LAN. O melhor de tudo? Ele é completamente gratuito e funciona perfeitamente até mesmo em celulares modestos, equipados com 512 MB de memória RAM e Windows Phone 8.

Opera Mini – Beta

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Outro aplicativo que renasceu das cinzas nesta semana foi o navegador Opera Mini, que também havia sido retirado da Windows Phone Store por motivos desconhecidos. Contudo, diferente do que muitos esperavam, o browser não retorna com grandes novidades – ele continua em fase Beta, ou seja, bugs e outros pequenos problemas técnicos serão normais durante seu uso. Apesar disso, usuários ao redor do mundo relatam que o navegador está bem mais rápido do que sua versão anterior.

De qualquer forma, o Opera Mini se destaca no mercado por oferecer recursos bem úteis e características exclusivas – um grande exemplo disso é o clássico Speed Dial, página inicial que exibe seus sites favoritos de uma maneira bem organizada. Além disso, o software é capaz de salvar páginas da web inteiras para posteriores leituras offline e reduzir o tamanho dos sites visitados em até 10%, economizando seu plano de dados móveis.

500px

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

O 500px é um site voltado para fotógrafos e amantes das artes visuais, lembrando muito o famoso serviço Flickr. Caso você seja um profissional, é possível utilizar a plataforma para expor gratuitamente seu trabalho, montar um portfólio, discutir técnicas de fotografia em grupos fechados e se inspirar em obras de outros artistas do mundo inteiro. O 500px também é útil para quem procura imagens de alta qualidade livres de direitos autorais (royalties-free) para uso em projetos comerciais ou não.

O aplicativo oficial do 500px infelizmente ainda não permite que você faça upload de fotografias diretamente pelo smartphone – o que seria bacana para os fotógrafos mobile de plantão, equipados com um poderoso Lumia 1020 –, mas possibilita uma navegação completa por toda a biblioteca de imagens da plataforma. Você pode inclusive curtir, comentar e marcar fotos como prediletas, além de colocá-las na tela inicial de seu celular através de live tiles.

Touch And Lock

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Todo mundo já passou ou ainda vai passar pela triste situação de ter o botão power quebrado – e, visto que essa tecla é a responsável por ligar e desligar seu telefone, assim como bloquear e desbloquear a tela, podemos dizer que o aparelho em questão fica praticamente inutilizado nesse momento. Felizmente, até que você tenha condições de reparar esse botão importantíssimo ou trocar de smartphone, é possível contar com a ajuda do Touch And Lock.

Não há muito o que falar deste aplicativo. Ele simplesmente cria um tile na tela inicial de seu gadget que, ao ser tocado, bloqueia a tela assim como o delicado botão power. Tal tile é transparente e pode ser redimensionado e posicionado de acordo com sua vontade, adotando o tamanho que você desejar. Dica: para “acordar” o aparelho sem a tecla power, use o recurso de desbloqueio por toque duplo.

Noiz

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Gosta do SoundCloud? Enquanto o serviço de armazenamento e streaming de músicas não lança seu aplicativo oficial para Windows Phone, você pode muito bem se contentar com o Noiz, um excelente cliente alternativo que traz todas as funcionalidades da plataforma para o sistema operacional da Microsoft. O programa é gratuito, não possui anúncios publicitários poluindo sua interface e é exclusivo para aparelhos equipados com a versão 8.1 do WP.

O Noiz permite que você explore o vasto catálogo de músicas do SoundCloud, deixe comentários em determinados trechos de canções, siga seus artistas prediletos (além de conferir um perfil detalhado dos próprios), publique suas melodias favoritas em seu perfil e explore as tendências mundiais. Tudo isso em uma interface elegante e intuitiva.

JOGOS

Escape Fast!

  • R$ 2,99
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Em Escape Fast! você encarna um ladrão que foi sacaneado pelo próprio parceiro de “trabalho”: após um bem-sucedido assalto a banco, seu colega decide surrupiar sua parte do dinheiro e fugir da cidade o mais rápido possível. É óbvio que você não vai aceitar essa traição, não é mesmo? Então, “pegue um táxi emprestado” e dirija feito louco atrás do traidor, desviando de obstáculos, pulando buracos e se livrando de hordas de policiais prontos para colocar você na cadeia.

Os controles do game são muito simples, bastando usar um controle virtual para dirigir o carro para a esquerda ou para a direita. Contudo, é preciso ter reflexos rápidos, visto que a quantidade de obstáculos, itens especiais e moedas espalhados pelos cenários é enorme – e você precisa ficar bem atento a todos esses elementos. Com gráficos simples e simpáticos, Escape Fast! custa R$ 2,99 (mas é possível baixar uma versão de demonstração gratuita).

Freaking Sign

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Você se acha bom em matemática? Pois agora você vai poder provar isso para seus amigos jogando Freaking Sign, um joguinho assustadoramente difícil capaz de queimar os neurônios de quem tem um raciocínio lento. O conceito é simples: dois cálculos distintos são exibidos na tela (por exemplo, 1 + 2 e 6 - 3). Em apenas três segundos, você precisa resolver as duas expressões e tocar em um dos três botões existentes, afirmando que o resultado do primeiro cálculo é maior (>), igual (=) ou menor (<) do que o resultado no segundo (neste caso, a opção correta seria “igual”).

Assim que você pressionar o botão correto, o game já apresenta outra dupla de cálculos em sequência e inicia a contagem dos três segundos. Isso se repete eternamente, e sua missão é conseguir fazer o maior número de contas que for possível sem “morrer” – ou seja, sem errar uma operação matemática. Totalmente gratuito e pesando apenas 7 MB, Freaking Sign é um joguinho para poucos: se você não tem paciência com números, é melhor ficar longe deste aqui.

Drop Hunt

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Na tentativa de criar um elixir capaz de curar a gravíssima doença de sua filha, o Dr. Dunno acaba espalhando gotas de um remédio milagroso em todos os cantos de sua casa – nas roupas, nos armários, nos livros, nas xícaras de café e até mesmo na pizza que acabou de sair do forno. Seu único objetivo em Drop Hunt é ajudar o cientista maluco a coletar essas gotinhas preciosas para restaurar o elixir em sua integridade e preservar a vida de sua amada filha.

Com um total de 80 níveis ambientados em quatro locais distintos, o game possui uma mecânica bastante simples: basta deslizar o dedo em determinada direção para mover todas as gotas do tabuleiro no sentido indicado. As fases são concluídas com sucesso quando você consegue colocar todas as gotas em seus respectivos baldes (eles precisam ser da mesma cor) sem exceder o limite de movimentos.

Snes8x

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Que tal jogar os clássicos títulos do Super Nintendo na telinha de seu dispositivo móvel? O Snes8x é um emulador totalmente funcional que permite executar ROMs de jogos que fizeram sucesso na década de 90, relembrando a época de ouro da japonesa Nintendo. O software é completamente gratuito e não possui qualquer tipo de publicidade poluindo sua interface – que, por sinal, é bem intuitiva e fácil de entendimento.

O Snes8x conta ainda com uma série de recursos bacanas, como a possibilidade de jogar tanto com o smartphone na vertical como na horizontal, um Turbo Mode (que é ativado com o pressionar do botão da câmera) e a capacidade de salvar seu progresso a qualquer momento do game, mesmo que o jogo original não permita isso. Os saves ficam armazenados no seu gadget e podem ser enviados para o SkyDrive, ficando seguros na nuvem.

Around the Wire

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Around the Wire é um puzzle gratuito que se ambienta em um mundo sci fi bastante curioso – seu “personagem” é uma bola capaz de se prender no campo eletromagnético de torres de eletricidade e, com isso, conseguir impulso para viajar pelos cenários. A mecânica é simples: tudo o que você precisa fazer é tocar a tela quando o “protagonista” estiver próximo de um campo de energia, girar o dedo na direção que você deseja que ele vire e soltar na hora correta para que ele salte para a próxima torre.

Parece fácil, mas não é. Around the Wire exige uma precisão milimétrica por parte do jogador: saltar um segundo antes do tempo correto certamente vai invocar a tela de game over. Além disso, existe uma série de obstáculos espalhados nos cenários que podem atrapalhar a sua vida – como inimigos flutuantes e torres de baixa emissão de energia, que acabam esgotando a bateria do protagonista. Se você gosta de títulos desafiadores e viciantes, este aqui é perfeito para você.

Cupons de desconto TecMundo: