O mês de janeiro já está acabando, e muitos estão ansiosíssimos pelas novidades que fevereiro trará – afinal, é nele que a Microsoft prometeu lançar uma versão prévia do Windows 10 para dispositivos móveis. Enquanto esse novo SO não chega, dê uma turbinada em seu aparelho com Windows Phone baixando os aplicativos que escolhemos para a seleção desta semana.

Para baixar os programas listados abaixo, basta clicar em seus nomes ou ler os códigos QR diretamente através de seu telefone celular. Ressaltamos que alguns dos softwares selecionados neste artigo são exclusivos para cidadãos dos Estados Unidos; para acessá-los, será necessário alterar a região de sua Windows Phone Store. Caso não saiba como efetuar tal configuração, clique aqui e confira um tutorial completo que o TecMundo preparou para você.

Caso você não consiga executar um app em um dispositivo teoricamente compatível (em relação à quantidade de memória RAM e versão do sistema operacional), não se esqueça de nos avisar através do campo de comentários ou ferramenta de colaboração do leitor. Divirta-se e até a próxima semana!

APLICATIVOS

Sygic: GPS Navigation, Maps & POI, Route Directions

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

HERE Maps que se cuide! Famoso no Android e no iOS, o Sygic é um dos melhores navegadores GPS que existem na internet. Com mapas offline, pontos de interesse (indicação de bares, restaurantes, postos de gasolina etc.) e planejamento detalhado de percursos, o aplicativo é simplesmente o melhor amigo do motorista e não vai deixar você na mão mesmo quando seu celular estiver desconectado da internet.

Ao baixar o software em seu celular, você ganha sete dias de Sygic Premium, cuja assinatura traz recursos avançados como mapas 3D, navegação orientada por voz, alertas de limites de velocidade, avisos de radares fixos e muito mais. É possível ainda comprar add-ons bem interessantes em uma loja interna de expansões, como uma HUD que é espelhada diretamente no vidro de seu carro. Imperdível!

#Selfiegram

  • R$ 1,99
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

De nada adianta ter um longo pau de selfie e não ter um aplicativo apropriado para editar seus autorretratos. Pois bem, o #Selfiegram é um editor de imagens voltado especificamente para esse tipo de fotografia. Recheado de recursos para tornar suas selfies ainda mais bonitas e atrativas, o programa custa apenas R$ 1,99 e pode ser instalado em qualquer aparelho equipado com a versão 8 do sistema operacional Windows Phone.

Uma das funcionalidades mais bacanas do app é a possibilidade de combinar várias fotos – selfies ou não – em apenas uma, montando um mosaico com até 64 imagens diferentes! Além disso, o #Selfiegram conta com vários filtros bacanas, incluindo os clássicos efeitos retrô. Com uma interface simples, limpa e muita intuitiva, o software é o companheiro perfeito para quem ama tirar autorretratos.

4Shot

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

O 4Shot é um aplicativo gratuito que transforma seu smartphone em uma cabine fotográfica. Com ele, você pode tirar até seis fotos em sequência com um intervalo de 1 a 20 segundos entre cada uma delas. Depois disso, você fica livre para editá-las tranquilamente usando mais de 30 filtros e 20 texturas diferentes. O 4Shot também permite que você use stickers, textos e máscaras para enfeitar ainda mais suas imagens.

Se são os pequenos detalhes que fazem a diferença, vale a pena ressaltar que o 4Shot possui um live tile transparente e é compatível com a Cortana – ou seja, você pode iniciá-lo através de comandos de voz pela assistente pessoal do sistema operacional. O programa é gratuito (com alguns recursos avançados sendo comercializados separadamente) e exclusivo para o WP 8.1.

Remote Mouse

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Como seu nome sugere, o Remote Mouse é capaz de transformar seu smartphone em um mouse sem fio para o seu computador. Ele é totalmente gratuito e, para funcionar, basta que você tenha o cliente do serviço instalado (baixe aqui para Windows e aqui para Mac OS). Além disso, é essencial se assegurar de que tanto seu PC quanto o smartphone estão conectados na mesma rede WiFi.

O que chama a atenção é a quantidade de recursos bacanas do Remote Mouse. Além de servir como um mouse convencional, ele também possui botões especiais multimídia (úteis para quando você está reproduzindo músicas ou vídeos) e um teclado completo para você digitar pequenos textos à distância. Por fim, é possível usar o app tanto na posição vertical quanto na horizontal. Vale a pena conferir!

CCPLayer

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

O CCPlayer não é um aplicativo exatamente novo, mas ele “renasceu” com uma versão remodelada e projetada especialmente para o Windows Phone 8.1. Ou seja, continua sendo um reprodutor de vídeos perfeito para quem gosta de assistir a filmes e clipes longos em seu telefone celular, visto que consegue abrir arquivos de legendas nos formatos SMI, SRT, ASS e SSA.

Você pode ainda mudar a velocidade e visual das legendas, assim como ajustar o brilho do vídeo e criar uma lista de reprodução com vários arquivos. O CCPlayer é compatível com todas as extensões suportadas nativamente pelo Windows Phone, além de arquivos no formato MKV e FLV. Ele é totalmente gratuito e pode ser instalado em qualquer aparelho com WP 8.1 e 512 MB de memória RAM.

JOGOS

EvolutionMultiplayer

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Gosta de jogos de tiro que possuem um ritmo frenético, como as franquias Quake e Unreal? Então você vai curtir EvolutionMultiplayer, um game gratuito que não pode ser jogado sozinho. Crie sua conta, escolha uma sala de jogo e entre em uma guerra maluca usando rifles, escopetas, canhões, lança-mísseis e outras armas de última geração com alto poder destrutivo. As batalhas podem ocorrer em até cinco mapas diferentes.

Vale observar que, diferente de outros jogos do gênero, EvolutionMultiplayer não permite que você troque de arma durante a partida – ao criar uma sala, é necessário definir qual armamento será carregado por todos os jogadores até o fim da sessão. Com gráficos excelentes e comandos simples, a obra pode ser instalada até mesmo em aparelhos modestos, que possuem apenas 512 MB de memória RAM.

Goblins! Problems!

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Prove ao mundo que você é o maior matador de goblins do mundo! Em Goblins! Problems!, você cria seu próprio herói (um guerreiro medieval) e sai em uma aventura para se tornar um dos guerreiros mais respeitados de seu reino. Para sobreviver dentro da toca dos temíveis e numerosos globins, contudo, é essencial estar sempre aprimorando suas habilidades, adquirindo novas armas e se equipando com novas armaduras.

O jogo não tem fim, sendo que sua única missão é subir em um ranking universal que lista os melhores jogadores do mundo (aqueles que matam mais goblins sem morrer em uma única partida). Uma dica importante para se livrar dos globins nos momentos de maior tensão é usar suas habilidades especiais – mas tome cuidado, pois elas demoram alguns segundos até estarem prontas para uso novamente.

Strung Along

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Strung Along é um jogo gratuito que traz uma proposta bem interessante: você é um fantoche de madeira e deve atravessar uma série de fases (aqui chamadas de “atos”) recheadas de obstáculos que testarão suas habilidades. Os comandos não poderiam ser mais simples: o botão vermelho move a perna esquerda do personagem, enquanto o azul é responsável pela perna direita.

O segredo é pressionar os botões nos momentos corretos, fazendo o boneco caminhar, correr, pular, desviar de obstáculos e assim por diante. Obviamente, é bem difícil atravessar os cenários complexos com os movimentos desajeitados do protagonista, e é justamente aí que se encontra a diversão de Strung Along. O game é completamente gratuito.

Grimbo

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Essa dica é para quem gosta de jogos estilo plataforma. Grimbo é um pequeno aprendiz de ceifeiro que deve explorar um mundo mágico ao mesmo tempo em que enfrenta seus mais terríveis inimigos. Visivelmente inspirado na franquia Rayman, o jogo possui um visual bem caprichado, com cenários detalhados e com cores chamativas – fica realmente difícil não se lembrar da série produzida pela Ubisoft.

A jogabilidade é bem simples, seguindo o esquema clássico de games do gênero plataforma. A obra pode ser instalada gratuitamente em seu celular, mas é possível usar dinheiro real para comprar itens especiais e pacotes de moedas dentro do jogo através de um sistema de microtransações. Grimbo é compatível com qualquer smartphone que possua ao menos 512 MB de memória RAM.

Zombie’s Got a Pogo

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Você acha que já viu todos os tipos de zumbis na indústria de games? Engana-se: você ainda não presenciou um morto-vivo em um pula-pula! Em Zombie’s Got a Pogo, você encarna um simpático zumbi que deve simplesmente pular por aí sem ser morto (de novo). Com muita perícia e raciocínio rápido, é necessário guiar o protagonista por cenários enquanto desvia de bombas, guindastes, caixas e outros tipos de armadilhas que podem ser mortais para seu corpo deteriorado.

A jogabilidade de Zombie’s Got a Pogo é simples: você pressiona a região esquerda ou direita da tela para fazer com que o zumbi se incline no mesmo sentido. Quanto mais inclinado o morto-vivo estiver quando a mola de seu pula-pula encostar no chão, maior será o seu próximo salto. Só tome cuidado para não beijar uma parede ou acabar perdendo o equilíbrio!

Cupons de desconto TecMundo: