Melhores apps de Windows Phone: 04/09/2014

8 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 04/09/2014
Imagem: WinSource

Que tal começar setembro equipando seu smartphone com os melhores aplicativos disponíveis para o sistema operacional Windows Phone? Como já é tradição, em nossa primeira seleção semanal do mês, trazemos cinco apps sensacionais e cinco jogos viciantes para você turbinar seu aparelho e se divertir o máximo possível com ele. E o melhor: todos os programas listados nesta edição rodam em aparelhos equipados com apenas 512 MB de memória RAM!

Para baixar os aplicativos de nossa seleção, basta clicar em seus nomes ou ler seus códigos QR diretamente através de seu smartphone. É sempre bom lembrar que alguns aplicativos citados estão disponíveis somente para internautas dos Estados Unidos; sendo assim, para acessá-los, será necessário alterar a região de sua Windows Phone Store. Caso não saiba como proceder para efetuar tal configuração, clique aqui e confira um tutorial completo que preparamos para você.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por fim, ressaltamos que todas as informações relacionadas a compatibilidade de cada programa (como a quantidade mínima de memória RAM e versão do sistema operacional requerida) são retiradas das descrições e/ou sites oficiais dos próprios aplicativos. Caso você não consiga executar algum software em um telefone celular teoricamente compatível, não deixe de nos avisar através do campo de comentários ou pela ferramenta de colaboração do leitor. Divirta-se!

APLICATIVOS

Feedsea

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

O Feedly pode ser facilmente considerado como o mais famoso leitor de notícias RSS desenvolvido para dispositivos móveis. Contudo, o aplicativo infelizmente não conta com uma versão oficial para Windows Phone, chateando os usuários do sistema operacional da Microsoft. Caso você seja fã do serviço e esteja afim de utilizá-lo de qualquer maneira, uma boa opção é usufrui-lo através do Feedsea, um cliente não-oficial que pode ser instalado em qualquer aparelho com WP 8 ou superior.

Com uma interface limpa e personalizável (há uma versão com cores claras e outra com tons escuros), o Feedsea chama a atenção por economizar no número de menus e focar diretamente na visualização das notícias em si. É possível compartilhar seus artigos favoritos com seus amigos (através de redes sociais), salvá-los em serviços do tipo “read it later” (Pocket ou Instapaper), fixar live tiles com suas categorias prediletas e abrir seus feeds favoritos através da assistente pessoal Cortana.

Reclamigão

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Desenvolvido por brasileiros, o Reclamigão é um serviço multiplataforma (podendo ser acessado através de seu navegador, pelo endereço http://www.reclamigao.com.br/) que centraliza informações de diversos sites voltados para defesa dos direitos do consumidor. Ele funciona de um jeito bem simples: você pesquisa o nome de algum produto, marca ou loja virtual e consegue visualizar sua reputação no Reclame Aqui, Reclamão, PROCON, e-Bit e similares.

É crescente o número de serviços que visam denunciar atitudes de má fé por parte de lojas e empresas que comercializam produtos ou prestam serviços de má qualidade – nem sempre é fácil consultar todos os sites do gênero antes de apostar seu precioso dinheiro em uma e-store desconhecida. Sendo assim, a ideia do Reclamigão é unificar todos esses medidores de reputação em uma única interface simples e objetiva, permitindo que você as consulte com rapidez até mesmo quando estiver navegando através de seu dispositivo móvel.

Background Wallpapers HD

  • Gratuito
  • Windows Phone 7.5 ou superior
  • RAM: 512 MB

Todo munda gosta de “embelezar” seu celular, não é mesmo? Se você também quer personalizar seu gadget e deixá-lo com a sua cara, a dica é experimentar o Background Wallpapers HD, um app que disponibiliza centenas de imagens em altíssima resolução para você utilizar como papel de parede na tela de bloqueio de seu Windows Phone. Basta abrir o programa, navegar por sua simples interface e baixar os wallpapers que mais se adequam ao seu estilo!

Para que você tenha facilidade em escolher seu papel de parede predileto, o Background Wallpapers HD conta com uma ferramenta de pesquisa apurada e separa todo o seu catálogo de imagens em diferentes categorias autoexplicativas (Garotas, Natureza, Amor, Abstrato, Frases, Animes, 3D, Natal etc.). O melhor de tudo é que o aplicativo funciona até mesmo na versão 7.5 do sistema operacional da Microsoft, abrangendo até mesmo os internautas que possuem smartphones mais antigos!

Vuclip – Video on Mobile

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Fundado em 2007, o Vuclip é um serviço de entretenimento desenvolvido especialmente para os mercados emergentes – onde os cidadãos não têm acesso a planos de redes móveis de alta capacidade. Basicamente, trata-se de uma plataforma recheada de vídeos diversos (programas televisivos, shows, seriados, animações, filmes etc.) que podem ser visualizados via streaming até mesmo em conexões mais lentas, tudo graças a uma exclusiva tecnologia desenvolvida justamente para proporcionar uma experiência agradável em redes de qualidade inferior.

Vale observar, contudo, que o Vuclip não é um YouTube – os clipes hospedados no serviço não são enviados pelos usuários, mas sim por parceiros de conteúdo cuidadosamente selecionados pela própria companhia. Sendo assim, é possível esperar por vídeos de excelente qualidade, distribuídos diretamente por gravadores e estúdios profissionais de cinema. Vale a pena conhecer!

Start Design

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Mais um app bacana para quem quer customizar seu celular equipado com Windows Phone. Como você já deve saber, a edição 8.1 do sistema operacional passou a permitir que seus usuários decorem sua tela inicial com papeis de parede exibidos através dos tiles transparentes, dando um efeito bastante elegante e pitoresco. Com o Start Design, você consegue criar os seus próprios wallpapers da forma que lhe convier, elaborando uma identidade visual única para seu smartphone através de uma interface bastante amigável.

O app é completamente gratuito e conta com diversos geradores diferentes, para você criar papeis de parede com padrões distintos. É possível, por exemplo, criar desde simples degradês verticais até complexas montagens utilizando dezenas de fotos diferentes: tudo depende da sua vontade e criatividade. Vale observar, contudo, que o Start Design só é compatível com a edição 8.1 do Windows Phone, visto que as versões mais antigas do sistema operacional não contavam com suporte para esse tipo de wallpaper.

GAMES

Swing Copters – Free

  • Gratuito
  • Windows Phone 7.5 ou superior
  • RAM: 512 MB

Para quem ainda não conhece, Swing Copters é o novo jogo de Dong Nguyen, programador vietnamita responsável pelo mítico Flappy Bird. Absurdamente difícil, o game desafia você a controlar uma estranha criatura e voar verticalmente desviando de obstáculos mortais. O personagem sobe sozinho, sendo preciso apenas tocar na tela para alterar a direção do voo (esquerda ou direita).

A aventura não possui fim: sua única missão é simplesmente sobreviver pelo máximo de tempo que conseguir, recebendo determinada pontuação de acordo com o número de obstáculos ultrapassados e conseguindo melhores colocações em um ranking online mundial. Ainda que Swing Copters – Free não seja uma versão oficial do game para Windows Phone, ela é razoavelmente fiel ao jogo original e será capaz de te manter entretido por muitas horas.

Wings on Fire

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Também disponível para Android e iOS, Wings on Fire é jogo gratuito que tenta revolucionar o gênero endless runner. Aqui, em vez de simplesmente percorrer vastos cenários coletando itens e desviando de obstáculos, você terá que lutar contra inimigos dispostos a transformar você em um queijo suíço. Toda a ação é ambientada em mapas de guerra e você estará no comando de diferentes aviões próprios para combates aéreos, cada um com diferentes características, vantagens e desvantagens.

Além de ter diversas missões para completar e chefes de fase para enfrentar, você pode desafiar seus amigos para ver quem é o verdadeiro rei dos ares. Vale observar que Wings on Fire é distribuído gratuitamente através da Windows Phone Store, mas você pode usar dinheiro real dentro do jogo para adquirir moedas e itens premium através de um sistema de compras in-app.

1941 Frozen Front

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Já pensou em sentir os terrores da Segunda Guerra Mundial na telinha de seu smartphone? Em 1941 Frozen Front, você escolhe se deseja ficar ao lado dos alemães ou lutar junto com o exército russo. Independentemente de sua escolha, é preciso raciocinar bastante para posicionar suas tropas nos locais corretos e garantir a vitória de seus fiéis soldados. Comande tanques, aviões, helicópteros e pelotões de fuzileiros para esmagar seus oponentes e dominar o território inimigo.

Além das dezenas de missões disponíveis na campanha single player, 1941 Frozen Front permite que você se divirta em combates multiplayer contra amigos ou jogadores do outro lado do planeta. Assim como Wings on Fire, este jogo é distribuído de graça na Windows Phone Store, mas permite que você compre itens especiais usando dinheiro real através de um sistema de compras in-app. Perfeito para quem gosta de estratégia baseada em turnos!

Doodle God: Planet

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Em Doodle God: Planet, você não é não ninguém menos do que Deus. Sua missão não é lá das mais simples – você precisa criar todo o mundo do zero! E você fará isso combinando diferentes elementos para criar itens variados necessários para a evolução da humanidade. Ao todo, são mais de 300 objetos distintos que você deve “inventar” para prosseguir até o fim da aventura. Como você deve ter imaginado, é preciso ter uma criatividade enorme para lidar com essa variedade de artefatos.

Completamente em português, Doodle God: Planet é o sucessor direto de Doodle Devil, puzzle que apresenta uma mecânica idêntica e que faz bastante sucesso em outras plataformas móveis (como Android e iOS). O game é gratuito e pode ser executado em qualquer gadget com WP 8 e pelo menos 512 MB de memória RAM.

Major Mayhem WP

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Também disponível para Windows, Mac e Linux (através da plataforma Steam), Major Mayhem é uma homenagem aos jogos de tiroteio lançados na década de 80, como Metal Slug e Time Crisis. Você encarna um brutamontes que teve a namorada raptada por uma a gangue maligna – agora, dotado de muitas armas e força bruta, você deve explorar 48 níveis recheados de inimigos e usar 20 itens diferentes para exterminar hordas de gângsteres mal-encarados.

Com belos gráficos tridimensionais, o título conta com uma jogabilidade bastante simples (baseada no clássico esquema “se esconda, espere a munição do inimigo acabar e revide”), oferecendo um total de 100 achievements colecionáveis que você desbloqueará conforme progride nas fases. Além disso, você pode customizar o protagonista com dezenas de roupas e chapéus diferentes, deixando ele bem estiloso para enfrentar exércitos de inimigos armados até os dentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.