(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Nesta quarta-feira (09), o pessoal da Microsoft liberou os preços que vão ser cobrados pelo Windows 8.1 dentro do Brasil. Como já era de se esperar, quem tem a versão 8 do sistema da Microsoft instalado no próprio computador vai poder realizar o update de maneira completamente gratuita — facilidade que é estimulada pela companhia há algum tempo, de diferentes formas.

No entanto, aqueles que quiserem instalar o Windows 8.1 tendo diferentes sistemas operacionais na sua máquina, vão acabar pagando no mínimo R$ 410 para que isso possa acontecer. Enquanto isso, a versão Pro do programa vai ser vendida por um preço um pouco mais salgado: exatos R$ 699.

Foco em praticidade e em melhorias

Ao contrário do que aconteceu com a atualização do Windows 7 para o 8, você não vai precisar ter uma versão prévia do sistema operacional para que a instalação dê certo, já que a Microsoft está oferecendo a versão completa do seu programa. O objetivo disso é oferecer mais praticidade para quem quer adotar o novo software.

Uma das grandes novidades é o fato que o botão Iniciar vai voltar a fazer parte do sistema — ele havia sido retirado por conta do foco da Microsoft em aparelhos sensível ao toque. Além disso, há algumas melhorias na área de pesquisa e em diferentes aplicativos, como os de fotografia, assim como uma melhor sincronia com o SkyDrive.

Para conseguir atualizar o sistema, você deve apenas realizar um download seguro do programa oficial da Microsoft ou comprar o produto físico — suas configurações e arquivos só não são salvos nas versões XP e Vista, mas o backup é sempre uma solução segura. Você vai poder adquirir o novo software a partir do dia 18 deste mês de outubro.

Cupons de desconto TecMundo: