Windows Blue terá sincronização de tela inicial e pareamento Bluetooth

1 min de leitura
Imagem de: Windows Blue terá sincronização de tela inicial e pareamento Bluetooth

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)
O vazamento recente das imagens relacionadas ao Windows Blue certamente forneceu um bom conjunto inicial de novidades aos especuladores de plantão. Entretanto, sempre se pode ir mais fundo, ao que parece. Conforme revelou o entusiasta Rafael Rivera, navegar pelo registro do novo sistema operacional revelou alguns pontos interessantes — incluindo a sincronização da tela inicial e a possibilidade de armazenar preferências em nuvem.

Além da possibilidade de sincronizar as cores associadas às tiles — algo já presente no Windows 8 —, parece que o Blue permitirá também que a configuração e os tamanhos associados a cada pequeno espaço sejam compartilhados. Basicamente, isso significa que será possível ter as mesmas mudanças e adições da tela inicial do Windows ocorrendo simultaneamente em todos os PCs que utilizem a mesma conta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sincronia do Internet Explorer

Outra novidade curiosa descortinada por Rivera refere-se à possibilidade de sincronizar as tabs do Internet Explorer em um sistema PC a PC, com registros associados às configurações de proteção mantidos em nuvem. Embora o funcionamento exato ainda seja desconhecido, parece bastante provável que a Microsoft estenderá a possibilidade para o Windows Phone em momento futuro.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Pareamento de dispositivos

Conforme consta no site Within Windows, “parear o seu laptop com um periférico — digamos, um teclado Bluetooth — pode ser uma tarefa surpreendentemente penosa”. Mas o Blue pode, novamente, ter a solução para isso.

O sistema operacional dever incluir a possibilidade de manter os dados da sincronia em nuvem, de forma que o processo só precisará ser encarado uma única vez. Qualquer troca de dispositivos entre PCs — ou outros gadgets — com a mesma conta poderá ser feita com facilidade sem precedentes, portanto.

Ademais, também deve haver sincronia entre histórico, links de acesso rápido, tiles secundárias de aplicativos, apps instalados, personalizações de entrada e também a Picture Password. Novamente, não se trata de nada escancarado no material disparado pela internet, mas, ainda assim, algo que uma rápida viagem pelo registro pôde revelar.

Novidades oficiais ao final de junho

A Microsoft deve conduzir uma demonstração pública do Windows Blue durante uma conferência prevista para ocorrer no final de junho. Por fim, a versão definitiva do novo sistema operacional deve ser liberada antes do final do ano — lembrando que o termo “Blue” é, conforme a companhia insiste, apenas um codinome para o projeto que, eventualmente, ganhará um nome oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.